Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16920
Tipo de Documento: Livro
Título : Educar pela pesquisa: o uso da história oral no ensino de história
Autor : Oliveira, Lauro Roberto Ferreira
Fecha de publicación : 2022
Director(a): Conceição, Joaquim Tavares da
Resumen: A pesquisa encontra-se detalhada na dissertação Educar pela pesquisa: uma abordagem a partir da aplicação da História oral no ensino de História. Nosso propósito aqui é contribuir, de forma introdutória, com quem deseja trabalhar na perspectiva do Educar pela pesquisa aplicando os pressupostos da história oral. A demanda de aplicação da metodologia da história oral tem crescido no Brasil. Entre outros aspectos, ela diversifica os caminhos em direção ao conhecimento, valoriza a autonomia do aluno que age sobre a produção de saber de forma colaborativa e ajuda a despertar as perspectivas que falam em favor de um reforço da consciência histórica, científica, cultural das pessoas e de suas comunidades. A pesquisa com história oral ajuda o estudante a entender que a história não é feita somente por grandes homens, com seus grandes feitos – mas abrange, igualmente, as histórias de todos os outros indivíduos, com suas tradições, práticas, saberes, projetos, desejos, expectativas, emoções e frustações.
Palabras clave : Educar pela pesquisa
Ensino de história
História oral
População quilombola
Produção do saber histórico
Produto educacional
Es parte de: Educar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16920
Aparece en las colecciones: História (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LAURO_ROBERTO_FERREIRA_OLIVEIRA-ProdEduc.pdf15,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.