Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17273
Document Type: | Monografia |
Title: | O uso de dioramas como recurso didático para a educação ambiental |
Authors: | Santos, Mayara Bispo dos |
Issue Date: | 2022 |
Advisor: | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
Resumo : | Dioramas podem ser definidos como ferramentas utilizadas para representação tridimensional de diferentes ecossistemas com fins de exposição em museus, escolas, entre outros, buscando divulgar informações e conhecimentos, exemplificando ou auxiliando diversas representações. Nesse sentido, se faz necessário refletir sobre a importância da inserção de dioramas para tratar de questões socioambientais, representar a biodiversidade em espaços como museus de História Natural e promover a Educação Ambiental, o que pode proporcionar curiosidade e fascínio, como também, impulsionar a construção de questionamentos, críticas e reflexões relacionadas às temáticas socioambientais. Posto isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições e limitações de dioramas sobre desertificação da Caatinga como recurso didático para a Educação Ambiental no Ensino Médio. Como procedimentos metodológicos construímos um diorama representando e problematizando a desertificação da Caatinga e adotamos um formulário online enviado a 6 docentes que lecionam em 5 escolas consideradas como Centro de Excelência em Aracaju/ SE, visando avaliar este recurso didático construído. Em síntese, a partir dos olhares dos docentes foi possível observar e afirmar a finalidade educativa do dioramas, demonstrando assim suas contribuições para tratar diversos temas, dentre eles, relacionados a Educação Ambiental, a dificuldade da inserção deste recurso está intimamente relacionada à realidade e a infraestrutura presente em nosso sistema educacional, de constante sucateamento, o que reflete na falta de preparo dos docentes, pois, se por um lado é reconhecida a importância da inserção deste recurso para tratar temas relacionados à Educação Ambiental, por outro lado é possível observar que ainda há pouca estrutura na escola e também há uma pequena produção e conhecimento desse tipo de recurso didático. |
Keywords: | Ciências biológicas Ensino de ciências biológicas Ensino-aprendizagem Educação ambiental Recurso didáticos |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | Santos, Mayara Bispo dos. O uso de dioramas como recurso didático para a educação ambiental. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17273 |
Appears in Collections: | Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mayara_Bispo_Santos.pdf | 922,66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.