Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17273
Tipo de Documento: Monografia
Título: O uso de dioramas como recurso didático para a educação ambiental
Autor(es): Santos, Mayara Bispo dos
Data do documento: 2022
Orientador: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo: Dioramas podem ser definidos como ferramentas utilizadas para representação tridimensional de diferentes ecossistemas com fins de exposição em museus, escolas, entre outros, buscando divulgar informações e conhecimentos, exemplificando ou auxiliando diversas representações. Nesse sentido, se faz necessário refletir sobre a importância da inserção de dioramas para tratar de questões socioambientais, representar a biodiversidade em espaços como museus de História Natural e promover a Educação Ambiental, o que pode proporcionar curiosidade e fascínio, como também, impulsionar a construção de questionamentos, críticas e reflexões relacionadas às temáticas socioambientais. Posto isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições e limitações de dioramas sobre desertificação da Caatinga como recurso didático para a Educação Ambiental no Ensino Médio. Como procedimentos metodológicos construímos um diorama representando e problematizando a desertificação da Caatinga e adotamos um formulário online enviado a 6 docentes que lecionam em 5 escolas consideradas como Centro de Excelência em Aracaju/ SE, visando avaliar este recurso didático construído. Em síntese, a partir dos olhares dos docentes foi possível observar e afirmar a finalidade educativa do dioramas, demonstrando assim suas contribuições para tratar diversos temas, dentre eles, relacionados a Educação Ambiental, a dificuldade da inserção deste recurso está intimamente relacionada à realidade e a infraestrutura presente em nosso sistema educacional, de constante sucateamento, o que reflete na falta de preparo dos docentes, pois, se por um lado é reconhecida a importância da inserção deste recurso para tratar temas relacionados à Educação Ambiental, por outro lado é possível observar que ainda há pouca estrutura na escola e também há uma pequena produção e conhecimento desse tipo de recurso didático.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino de ciências biológicas
Ensino-aprendizagem
Educação ambiental
Recurso didáticos
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santos, Mayara Bispo dos. O uso de dioramas como recurso didático para a educação ambiental. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17273
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara_Bispo_Santos.pdf922,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.