Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17409
Tipo de Documento: Relatório
Título : Análise dos materiais didáticos: “gênero, governamentalidade e contraconduta”
Autor : Santos, Isis Isabela Alves dos
Fecha de publicación : 2022
Director(a): Cardoso, Lívia de Rezende
Resumen: Desde cedo sofremos influência do meio ao qual estamos inseridos, seja através da religião, da família, da escola ou de qualquer ambiente social. Historicamente podemos ver a transformação de ideias e conceitos e como as sociedades transformam essas ideias, partindo desse pressuposto, buscamos a compreensão das categorias de gênero, subjetivação, governamentalidade e empreendedorismo de si, com o objetivo de investigar tais categorias nos materiais pedagógicos por meio fundamentação teórico-metodológica da investigação que inspira-se em conceitos de Michel Foucault na análise do discurso. Em relação à produção de dados a partir do campo empírico, procedemos a análise de materiais e livros didáticos voltados à BNCC. Ao analisar os materiais foi possível perceber que os livros didáticos são ferramentas que influenciam diretamente na compreensão sobre tais categorias e que ainda apresentam visões equivocadas e insuficientes para trabalhar tais quesitos.
Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Gênero
Governamentalidade
Materiais didáticos
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17409
Aparece en las colecciones: 32° Encontro de Iniciação Científica da UFS
Relatórios de Iniciação Científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AnaliseMateriaisDidaticos.pdf238,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.