Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17409
Tipo de Documento: Relatório
Título: Análise dos materiais didáticos: “gênero, governamentalidade e contraconduta”
Autor(es): Santos, Isis Isabela Alves dos
Data do documento: 2022
Orientador: Cardoso, Lívia de Rezende
Resumo: Desde cedo sofremos influência do meio ao qual estamos inseridos, seja através da religião, da família, da escola ou de qualquer ambiente social. Historicamente podemos ver a transformação de ideias e conceitos e como as sociedades transformam essas ideias, partindo desse pressuposto, buscamos a compreensão das categorias de gênero, subjetivação, governamentalidade e empreendedorismo de si, com o objetivo de investigar tais categorias nos materiais pedagógicos por meio fundamentação teórico-metodológica da investigação que inspira-se em conceitos de Michel Foucault na análise do discurso. Em relação à produção de dados a partir do campo empírico, procedemos a análise de materiais e livros didáticos voltados à BNCC. Ao analisar os materiais foi possível perceber que os livros didáticos são ferramentas que influenciam diretamente na compreensão sobre tais categorias e que ainda apresentam visões equivocadas e insuficientes para trabalhar tais quesitos.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Gênero
Governamentalidade
Materiais didáticos
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17409
Aparece nas coleções:32° Encontro de Iniciação Científica da UFS
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseMateriaisDidaticos.pdf238,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.