Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886
Document Type: | Monografia |
Title: | Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas |
Authors: | Oliveira, Joilda Alves de |
Issue Date: | 18-Jan-2019 |
Advisor: | Ramalho, Christina Bielinski |
Resumo : | Este trabalho tem o intuito de propor estratégias para o estudo do gênero lírico, como forma de preparar futuras experiências docentes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de observarmos e problematizarmos o ensino de poesia no Ensino Básico, especificamente no âmbito do Ensino Médio, buscando diminuir as dificuldades que acompanham docentes e discentes no ambiente escolar, principalmente no que se refere ao estudo de poemas. Somamos a essa intenção a de valorizar a poesia contemporânea de autoria feminina nas salas de aula, como meio de propiciar momentos de reflexão sobre a inserção das mulheres nos espaços sociais. O trabalho, para isso, divide-se em três capítulos. No primeiro, falamos sobre a relação entre poesia e o ensino, contextualizando com a crítica de teóricos atuais, com destaque para Cosson e Magnani, sobre a problemática do ensino de leitura e literatura no ensino Básico, em especial no Ensino Médio. Em seguida, refletimos sobre a leitura crítica de poemas, partindo de Candido e Soares. No segundo capítulo, utilizamos as reflexões realizadas pela crítica feminista como base para exemplificação e posterior análise de poemas da literatura contemporânea brasileira de autoria feminina. Ali trazemos contribuições teóricas e críticas de Andrea Nye em Teoria Feminista e as Filosofias do Homem e de Simone Bandeira, em A contribuição da Crítica Feminista à Ciência publicado na Revista Estudos Feministas. No terceiro e último capítulo, apresentamos o estudo de poemas de Adélia Prado e Maria Rezende, ressaltando a etapa da análise docente de poemas como fundamental para a ampliação da presença do poema nas salas de aula, em especial do poema contemporâneo de autoria feminina, a partir do qual importantes questões relacionadas à condição social das mulheres podem ser debatidas. Com este trabalho, esperamos contribuir para a valorização do estudo docente de poemas como etapa necessária para que se promova a ampliação da presença de poemas contemporâneos de autoria feminina nas salas de aula do Ensino Médio. |
Keywords: | Literatura brasileira Poesia - História e crítica Crítica Brazilian literature Poetry - History and criticism Criticism |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Department: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citation: | OLIVEIRA, Joilda Alves de. Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas. Itabaiana, SE, 2019. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joilda Alves de Oliveira_TCC.pdf | 405,56 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.