Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886
Tipo de Documento: Monografia
Título : Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas
Autor : Oliveira, Joilda Alves de
Fecha de publicación : 18-ene-2019
Director(a): Ramalho, Christina Bielinski
Resumen: Este trabalho tem o intuito de propor estratégias para o estudo do gênero lírico, como forma de preparar futuras experiências docentes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de observarmos e problematizarmos o ensino de poesia no Ensino Básico, especificamente no âmbito do Ensino Médio, buscando diminuir as dificuldades que acompanham docentes e discentes no ambiente escolar, principalmente no que se refere ao estudo de poemas. Somamos a essa intenção a de valorizar a poesia contemporânea de autoria feminina nas salas de aula, como meio de propiciar momentos de reflexão sobre a inserção das mulheres nos espaços sociais. O trabalho, para isso, divide-se em três capítulos. No primeiro, falamos sobre a relação entre poesia e o ensino, contextualizando com a crítica de teóricos atuais, com destaque para Cosson e Magnani, sobre a problemática do ensino de leitura e literatura no ensino Básico, em especial no Ensino Médio. Em seguida, refletimos sobre a leitura crítica de poemas, partindo de Candido e Soares. No segundo capítulo, utilizamos as reflexões realizadas pela crítica feminista como base para exemplificação e posterior análise de poemas da literatura contemporânea brasileira de autoria feminina. Ali trazemos contribuições teóricas e críticas de Andrea Nye em Teoria Feminista e as Filosofias do Homem e de Simone Bandeira, em A contribuição da Crítica Feminista à Ciência publicado na Revista Estudos Feministas. No terceiro e último capítulo, apresentamos o estudo de poemas de Adélia Prado e Maria Rezende, ressaltando a etapa da análise docente de poemas como fundamental para a ampliação da presença do poema nas salas de aula, em especial do poema contemporâneo de autoria feminina, a partir do qual importantes questões relacionadas à condição social das mulheres podem ser debatidas. Com este trabalho, esperamos contribuir para a valorização do estudo docente de poemas como etapa necessária para que se promova a ampliação da presença de poemas contemporâneos de autoria feminina nas salas de aula do Ensino Médio.
Palabras clave : Literatura brasileira
Poesia - História e crítica
Crítica
Brazilian literature
Poetry - History and criticism
Criticism
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citación : OLIVEIRA, Joilda Alves de. Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas. Itabaiana, SE, 2019.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Joilda Alves de Oliveira_TCC.pdf405,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.