Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18228
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual nas canções de Luiz Gonzaga
Authors: Rodrigues, Fernanda
Issue Date: 2021
Advisor: Silva, Leilane Ramos da
Resumo : Este Caderno Pedagógico é fruto das disciplinas e das atividades realizadas durante o Mestrado Profissional em Letras em rede – PROFLETRAS (que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e, consequentemente, contribuir para melhoria do ensino no Brasil). Orientado pela professora Dra. Leilane Ramos da Silva (UFS), este material tem como público-alvo discentes do 7º ano do Ensino Fundamental e visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos por meio do estudo e análise de metáforas conceptuais presentes nas canções de Luiz Gonzaga. Tal escolha temática se deve ao fato de a metáfora demandar vários estudos, sem falar que a leitura, além de ser bastante discutida e estudada por professores e estudiosos da área, exerce um papel essencial na formação do aluno, enquanto sujeito social e cidadão, na medida em que temos contato com ela em diferentes situações do cotidiano, aprendemos mais e passamos a ter um olhar mais crítico acerca do mundo que nos cerca. A fim de atingir esse objetivo, organizamos uma sequência didática tendo como foco a leitura e análise de metáforas conceptuais presentes em quinze canções de Luiz Gonzaga.
Keywords: Leitura
Metáfora
Luiz Gonzaga
Canção
Metáfora conceptual
Song
Reading
Conceptual metaphor
Is part of: Competência leitora, música e metáfora conceptual: uma proposta a partir das canções de Luiz Gonzaga (Dissertação)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18228
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA_RODRIGUES-Caderno.pdf12,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.