Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | História em quadrinhos: uma proposta de leitura e retextualização (Caderno pedagógico) |
Authors: | Lima, Izabel de |
Issue Date: | 2021 |
Advisor: | Cardoso, Denise Porto |
Resumo : | Este Caderno Pedagógico foi elaborado especialmente para contribuir como um instrumento de apoio complementar para o professor e o estudante, na prática da sala de aula. As atividades presentes neste caderno resultam dos estudos realizados durante o mestrado Profissional em letras em rede – PROFLETRAS – cujo objetivo é capacitar profissionais de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Fundamental. Para tanto, busca a melhoria da qualidade do ensino embasada num quadro problemático e muito recorrente no contexto de ensino e aprendizagem relativas à produção escrita de texto e ao emprego das formas verbais. Sob a orientação da Profª. Dra. Denise Porto Cardoso (UFS), o material apresentado direciona-se a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo a inserção da prática da escrita por meio da leitura e da rextualização (oral e escrita) de Histórias em Quadrinhos da personagem Mafalda, com ênfase nas formas verbais, tranformando o discurso direto das falas dos personagens em discurso indireto, no gênero narrativo produzido pelos alunos. |
Keywords: | História em quadrinhos Leitura Escrita criativa (Ensino fundamental) Língua portuguesa Verbos Produção escrita Refacção Formas verbais |
Is part of: | Histórias em quadrinhos: propostas de leitura e retextualização (Dissertação) |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IZABEL_LIMA-Caderno.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.