Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232
Document Type: Caderno pedagógico
Title: História em quadrinhos: uma proposta de leitura e retextualização (Caderno pedagógico)
Authors: Lima, Izabel de
Issue Date: 2021
Advisor: Cardoso, Denise Porto
Resumo : Este Caderno Pedagógico foi elaborado especialmente para contribuir como um instrumento de apoio complementar para o professor e o estudante, na prática da sala de aula. As atividades presentes neste caderno resultam dos estudos realizados durante o mestrado Profissional em letras em rede – PROFLETRAS – cujo objetivo é capacitar profissionais de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Fundamental. Para tanto, busca a melhoria da qualidade do ensino embasada num quadro problemático e muito recorrente no contexto de ensino e aprendizagem relativas à produção escrita de texto e ao emprego das formas verbais. Sob a orientação da Profª. Dra. Denise Porto Cardoso (UFS), o material apresentado direciona-se a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo a inserção da prática da escrita por meio da leitura e da rextualização (oral e escrita) de Histórias em Quadrinhos da personagem Mafalda, com ênfase nas formas verbais, tranformando o discurso direto das falas dos personagens em discurso indireto, no gênero narrativo produzido pelos alunos.
Keywords: História em quadrinhos
Leitura
Escrita criativa (Ensino fundamental)
Língua portuguesa
Verbos
Produção escrita
Refacção
Formas verbais
Is part of: Histórias em quadrinhos: propostas de leitura e retextualização (Dissertação)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABEL_LIMA-Caderno.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.