Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: História em quadrinhos: uma proposta de leitura e retextualização (Caderno pedagógico)
Autor(es): Lima, Izabel de
Data do documento: 2021
Orientador: Cardoso, Denise Porto
Resumo: Este Caderno Pedagógico foi elaborado especialmente para contribuir como um instrumento de apoio complementar para o professor e o estudante, na prática da sala de aula. As atividades presentes neste caderno resultam dos estudos realizados durante o mestrado Profissional em letras em rede – PROFLETRAS – cujo objetivo é capacitar profissionais de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Fundamental. Para tanto, busca a melhoria da qualidade do ensino embasada num quadro problemático e muito recorrente no contexto de ensino e aprendizagem relativas à produção escrita de texto e ao emprego das formas verbais. Sob a orientação da Profª. Dra. Denise Porto Cardoso (UFS), o material apresentado direciona-se a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo a inserção da prática da escrita por meio da leitura e da rextualização (oral e escrita) de Histórias em Quadrinhos da personagem Mafalda, com ênfase nas formas verbais, tranformando o discurso direto das falas dos personagens em discurso indireto, no gênero narrativo produzido pelos alunos.
Palavras-chave: História em quadrinhos
Leitura
Escrita criativa (Ensino fundamental)
Língua portuguesa
Verbos
Produção escrita
Refacção
Formas verbais
Parte de : Histórias em quadrinhos: propostas de leitura e retextualização (Dissertação)
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABEL_LIMA-Caderno.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.