Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18490
Document Type: Dissertação
Title: Sólidos geométricos: uma abordagem histórica, conceitual e aplicada sobre volumes
Authors: Santos, Robson Francisco dos
Issue Date: 30-Aug-2023
Advisor: Araujo, Gerson Cruz
Resumo : Neste trabalho é aludido o conceito de volume dos principais sólidos geométricos estudados no ensino médio – modalidade de ensino a qual ele se destina. Nessa abordagem, priorizou-se o cálculo de volume do Prisma, da Pirâmide, do Cilindro, do Cone e da Esfera, em duas vertentes: princípio de Cavalieri – método muito presente nos livros didáticos da última etapa da educação básica e o uso do processo de integração como método alternativo nas deduções das fórmulas de volume dos sólidos aqui estudados. Também é versado sobre a aplicação do conceito de volume abordado em algumas avaliações externas–OBMEP e ENEM; além de retratar a importância histórica da geometria espacial, seu ensino e sua aprendizagem tanto na vida escolar dos discentes quanto no seu convívio social. Haja vista que foi feito um estudo de campo mostrando a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula sobre o conceito de volume, seja ele empírico ou cognitivo, e o impacto desse aprendizado na tomada de decisão de um cidadão que visa melhorar sua produção de insumos alimentícios para criação de gado, sem perder de vista o custo/benefício de todo esse processo.
Abstract: In this work, the concept of volume of the main geometric solids studied in high school is alluded to – the teaching modality for which it is intended. In this approach, priority was given to calculating the volume of the Prism, the Pyramid, the Cylinder, the Cone, and the Sphere, in two aspects: Cavalieri’s principle - a method very present in textbooks of the last stage of basic education and the use of the process of integration as an alternative method in the deduction of the volume formulas of the solids studied here. It is also versed on the application of the concept of volume addressed in some external evaluations–OBMEP and ENEM; in addition to portraying the historical importance of spatial geometry, its teaching and learning both in the students’ school life and in their social life. Considering that a field study was carried out showing the application of knowledge acquired in the classroom on the concept of volume, whether empirical or cognitive, and the impact of this learning on the decision-making of a citizen who aims to improve his production of inputs food products for cattle raising, without losing sight of the cost/benefit of this whole process.
Keywords: Matemática
Ensino médio
Geometria espacial
Sólidos geométricos
Volume
Aplicação
Geometric solids
Application
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: SANTOS, Robson Francisco dos. Sólidos geométricos: uma abordagem histórica, conceitual e aplicada sobre volumes. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18490
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBSON_FRANCISCO_SANTOS.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.