Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18490
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Sólidos geométricos: uma abordagem histórica, conceitual e aplicada sobre volumes
Autor(es): Santos, Robson Francisco dos
Data do documento: 30-Ago-2023
Orientador: Araujo, Gerson Cruz
Resumo: Neste trabalho é aludido o conceito de volume dos principais sólidos geométricos estudados no ensino médio – modalidade de ensino a qual ele se destina. Nessa abordagem, priorizou-se o cálculo de volume do Prisma, da Pirâmide, do Cilindro, do Cone e da Esfera, em duas vertentes: princípio de Cavalieri – método muito presente nos livros didáticos da última etapa da educação básica e o uso do processo de integração como método alternativo nas deduções das fórmulas de volume dos sólidos aqui estudados. Também é versado sobre a aplicação do conceito de volume abordado em algumas avaliações externas–OBMEP e ENEM; além de retratar a importância histórica da geometria espacial, seu ensino e sua aprendizagem tanto na vida escolar dos discentes quanto no seu convívio social. Haja vista que foi feito um estudo de campo mostrando a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula sobre o conceito de volume, seja ele empírico ou cognitivo, e o impacto desse aprendizado na tomada de decisão de um cidadão que visa melhorar sua produção de insumos alimentícios para criação de gado, sem perder de vista o custo/benefício de todo esse processo.
Abstract: In this work, the concept of volume of the main geometric solids studied in high school is alluded to – the teaching modality for which it is intended. In this approach, priority was given to calculating the volume of the Prism, the Pyramid, the Cylinder, the Cone, and the Sphere, in two aspects: Cavalieri’s principle - a method very present in textbooks of the last stage of basic education and the use of the process of integration as an alternative method in the deduction of the volume formulas of the solids studied here. It is also versed on the application of the concept of volume addressed in some external evaluations–OBMEP and ENEM; in addition to portraying the historical importance of spatial geometry, its teaching and learning both in the students’ school life and in their social life. Considering that a field study was carried out showing the application of knowledge acquired in the classroom on the concept of volume, whether empirical or cognitive, and the impact of this learning on the decision-making of a citizen who aims to improve his production of inputs food products for cattle raising, without losing sight of the cost/benefit of this whole process.
Palavras-chave: Matemática
Ensino médio
Geometria espacial
Sólidos geométricos
Volume
Aplicação
Geometric solids
Application
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: SANTOS, Robson Francisco dos. Sólidos geométricos: uma abordagem histórica, conceitual e aplicada sobre volumes. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18490
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBSON_FRANCISCO_SANTOS.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.