Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18543
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Deixa de caô, o negócio é mandar passinho: brega-funk, corpo, resistência e dança |
Autor : | Fonseca, Rohana Almeida |
Fecha de publicación : | 12-jul-2021 |
Director(a): | Queiroz, Clécia Maria Aquino de |
Resumen: | Este trabalho escrito no formato de relato de experiência é pautado nas formas epistemológicas subalternizadas de escrevivências do corpo negro em diáspora, que vivencia e produz a dança brasileira. Relatando as consequências da colonialidade nos espaços institucionais, que ainda comportam os paradigmas de saberes hegemônicos eurocêntricos tidos como única verdade, apresento o Brega-funk e o Passinho dos Malokas como manifestações artísticas resultantes da diáspora negra brasileira, que tem a dança como epistemologia de resistência e sobrevivência de seus corpos subalternizados. Com um intuito de realizar uma escrita que contribua com o reconhecimento e implementação dessas formas de saber no campo educacional da Dança Brasileira, com uma abordagem qualitativa, relato a experiência adquirida no componente curricular Estágio Supervisionado Dança III, ministrando aulas a alunos da Rede Municipal de ensino, juntamente com duas colegas de curso Nessas aulas, realizadas de forma remota, devido à pandemia causada pela Covid- 19, introduzimos, referências dessas epistemologias subestimadas, marginalizadas que proporcionam o surgimento de novas danças por meio de corpos que constroem conhecimento dançando em espaços não hegemônicos e que me atravessam por eu ser mulher negra, nordestina, interiorana que estuda a Dança. |
Resumen : | This work, written in the experience report format, is based on the subalternized epistemological forms of writings of the black body in the diaspora, which experiences and produces Brazilian dance. Reporting the consequences of coloniality in institutional spaces, which still contain the paradigms of Eurocentric hegemonic knowledge taken as the only truth, I present Brega-funk and Passinho dos Malokas as artistic manifestations resulting from the Brazilian black diaspora, which has dance as an epistemology of resistance and survival of their subaltern bodies. In order to carry out a writing that contributes to the recognition and implementation of these forms of knowledge in the educational field of Brazilian Dance, with a qualitative approach, I report the experience acquired in the curricular component Supervised Internship Dance III. In such component, I taught classes to students from the Municipal Network of Teaching, together with two classmates. In these classes, held remotely, due to the pandemic caused by Covid-19, we introduce references from these underestimated, marginalized epistemologies that provide the emergence of new dances through bodies that build knowledge by dancing in spaces non-hegemonic and that cross me because I'm a black, northeastern woman, from the countryside who studies Dance. |
Palabras clave : | Dança Funk Música Negros Dança de rua Passinho dos Malokas Brega-funk Popular dances Subalternized Black Epistemologies Decolonial teaching experience |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial |
Citación : | FONSECA, Rohana Almeida. Deixa de caô, o negócio é mandar passinho: brega-funk, corpo, resistência e dança. 2021. 47 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2021. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18543 |
Aparece en las colecciones: | Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rohana_Almeida_Fonseca.pdf | 8,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.