Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18543
Tipo de Documento: Monografia
Título: Deixa de caô, o negócio é mandar passinho: brega-funk, corpo, resistência e dança
Autor(es): Fonseca, Rohana Almeida
Data do documento: 12-Jul-2021
Orientador: Queiroz, Clécia Maria Aquino de
Resumo: Este trabalho escrito no formato de relato de experiência é pautado nas formas epistemológicas subalternizadas de escrevivências do corpo negro em diáspora, que vivencia e produz a dança brasileira. Relatando as consequências da colonialidade nos espaços institucionais, que ainda comportam os paradigmas de saberes hegemônicos eurocêntricos tidos como única verdade, apresento o Brega-funk e o Passinho dos Malokas como manifestações artísticas resultantes da diáspora negra brasileira, que tem a dança como epistemologia de resistência e sobrevivência de seus corpos subalternizados. Com um intuito de realizar uma escrita que contribua com o reconhecimento e implementação dessas formas de saber no campo educacional da Dança Brasileira, com uma abordagem qualitativa, relato a experiência adquirida no componente curricular Estágio Supervisionado Dança III, ministrando aulas a alunos da Rede Municipal de ensino, juntamente com duas colegas de curso Nessas aulas, realizadas de forma remota, devido à pandemia causada pela Covid- 19, introduzimos, referências dessas epistemologias subestimadas, marginalizadas que proporcionam o surgimento de novas danças por meio de corpos que constroem conhecimento dançando em espaços não hegemônicos e que me atravessam por eu ser mulher negra, nordestina, interiorana que estuda a Dança.
Abstract: This work, written in the experience report format, is based on the subalternized epistemological forms of writings of the black body in the diaspora, which experiences and produces Brazilian dance. Reporting the consequences of coloniality in institutional spaces, which still contain the paradigms of Eurocentric hegemonic knowledge taken as the only truth, I present Brega-funk and Passinho dos Malokas as artistic manifestations resulting from the Brazilian black diaspora, which has dance as an epistemology of resistance and survival of their subaltern bodies. In order to carry out a writing that contributes to the recognition and implementation of these forms of knowledge in the educational field of Brazilian Dance, with a qualitative approach, I report the experience acquired in the curricular component Supervised Internship Dance III. In such component, I taught classes to students from the Municipal Network of Teaching, together with two classmates. In these classes, held remotely, due to the pandemic caused by Covid-19, we introduce references from these underestimated, marginalized epistemologies that provide the emergence of new dances through bodies that build knowledge by dancing in spaces non-hegemonic and that cross me because I'm a black, northeastern woman, from the countryside who studies Dance.
Palavras-chave: Dança
Funk
Música
Negros
Dança de rua
Passinho dos Malokas
Brega-funk
Popular dances
Subalternized Black Epistemologies
Decolonial teaching experience
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citação: FONSECA, Rohana Almeida. Deixa de caô, o negócio é mandar passinho: brega-funk, corpo, resistência e dança. 2021. 47 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18543
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rohana_Almeida_Fonseca.pdf8,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.