Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18678
Tipo de Documento: Monografia
Título : Ensino-aprendizagem em administração e a criatividade : a experiência dos estudantes de uma universidade pública
Autor : Lins, Diana dos Santos
Fecha de publicación : 10-jul-2023
Director(a): Araujo, Gracyanne Freire de
Resumen: Este estudo tem como objetivo compreender como o curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe desenvolve a criatividade dos estudantes por meio do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo se justifica pelo fato de haver poucos estudos relacionando a criatividade e o ensino em Administração. Esta pesquisa baseou-se nas percepções dos estudantes concluintes, pois os mesmos possuíam uma visão mais ampla a respeito do curso. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem quanti-quali, por meio de um Survey e a coleta de dados se deu através da consulta de documentos e da aplicação do questionário estruturado. O questionário foi elaborado a partir da literatura sobre ensino-aprendizagem em Administração e a criatividade, em que foram criados indicadores, variáveis e elementos de análise. Os dados coletados dos respondentes foram analisados através da análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos foi possível conhecer as percepções dos estudantes sobre como ocorre o desenvolvimento da criatividade no curso de Administração e entender as dificuldades encontradas para o exercício da criatividade enquanto habilidade. Assim, os estudantes compreendem que há uma necessidade de aperfeiçoar o ensino aprendizagem do curso afim de desenvolver a criatividade nos estudantes.
Resumen : This research aimed to comprehend creativity and its teaching-learning process, seeking to understand and discuss how creativity can be rethought and inserted in the context of graduation in Business Management at the Federal University of Sergipe. This study is justified by the fact that there are few studies relating creativity and teaching in Administration. This research was based on the perceptions of graduating students, because they had a broader view of the course. Methodologically, this study is characterized as a quanti-quali approach research, through a Survey and the data collection took place through the consultation of documents and the structured questionnaire. The questionnaire was prepared based on the literature on teachinglearning in Management and creativity, whose elaboration was based on the literature, in which indicators, variables and analysis elements were created. The data collected from the respondents were analyzed through content analysis. From the results obtained, it was possible to know the perceptions of the students about how the exercise of creativity in the Business Administration course occurs and to understand the difficulties encountered in the development of creativity as a skill. Thus, students understand that there is a need to improve the teaching-learning of the course in order to develop creativity in students.
Palabras clave : Administração
Ensino superior (UFS)
Economia recreativa
Ensino-aprendizagem
Management
Teaching-learning
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citación : LINS, Diana dos Santos. Ensino-aprendizagem em administração e a criatividade : a experiência dos estudantes de uma universidade pública. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18678
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Diana_Santos_Lins.pdf971,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.