Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1869
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O agir docente e discente entre a leitura e a escrita: nas trilhas da atividade social
Otros títulos : Teacher´s/student´s practice between reading and writing: on the social activity roads
Autor : Oliveira, Carlos Héric Silva
Fecha de publicación : sep-2013
Resumen : Este artigo apresenta um estudo sobre o ato de ler e escrever na aula de Língua Portuguesa. A motivação pela pesquisa surgiu quando o professor percebeu o pouco interesse dos discentes pela leitura e escrita. Desta feita, acredita-se que a perspectiva da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), Vigotski (2000; 2001), Leontiev (1977) pode proporcionar, por meio de Atividades Sociais, motivações inerentes ao processo de aprendizagem de modo lúdico e participativo nas atividades colaborativas em práticas sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 7° ano da rede pública de ensino do Estado de Sergipe, que visitou uma biblioteca pública com o intuito de proporcionar aos discentes novos caminhos para aprimorarem a leitura e a escrita. Os resultados demonstraram que as atividade desenvolvidas entre a teoria e a prática são mais bem absorvidas que as atividades em sala de aula._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a study about the reading and writing act in the Portuguese Language class. The motivation for the research arose when the teacher perceived the students´ little interest for reading and writing. Therefore, it is believed that the perspective of the Socio-cultural-historical Activity Theory (SCHAT), Vygotsky (2000; 2001), Leontiev (1977) can provide, by means of social activities, motivation inherent to learning process in a playful and participative way in collaborative activities in regard to social practices. The study was carried out with a 7th grade group of a public teaching school in the State of Sergipe. These students visited a public library with the purpose to be exposed to new experiences for improving their reading and writing. Results demonstrated that the activities, developed between theory and practice, are more meaningful than the ones in the classroom.
Palabras clave : Atividade social
Práticas sociais
Ato da leitura e escrita
Social activity
Social practices
Reading and writing act
ISSN : 1982-3657
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS
Citación : OLIVEIRA, C. H. S. O agir docente e discente entre a leitura e a escrita: nas trilhas da atividade social. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristovão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=164%20target=pdf>. Acesso em: 25 jan. 2017.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/1869
Aparece en las colecciones: DLEV - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DocenteLeituraEscrita.pdf320,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.