Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729
Document Type: Monografia
Title: Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula
Authors: Ribeiro, Angêlica Dória
Issue Date: 18-Oct-2023
Advisor: Guedes, Ítalo César Montalvão
Co-advisor: Ribeiro, Pedro Vítor Sousa
Resumo : A implementação do Ensino Médio Integral em escolas públicas de Aracaju- SE aconteceu gradualmente nos últimos anos. Com isso, o aluno começou a passar mais tempo do seu dia na sala de aula, visto isto, a iluminação é um dos principais condicionantes ambientais que mais afeta os alunos. Sendo assim, com o decorrer do tempo, quando o ambiente apresenta más condições de iluminação podem ser gerados problemas visuais como a fadiga, prejudicando a percepção e assimilação dos alunos. É dentro desse contexto e da importância da escola para a sociedade que o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo avaliar as condições da iluminação em salas de aula de uma instituição de ensino da rede pública que adotou a modalidade Ensino Médio Integral, no município de Aracaju- SE. A pesquisa foi realizada por meio de análise quantitativa da iluminação natural e artificial, com medições in loco seguindo as recomendações da NBR 15215-4 e da NBR ISO/CIE 8995-1. Os resultados da pesquisa demonstraram que as salas de estudo não conseguiram alcançar os valores determinados pelas normas de desempenho. Por fim, este trabalho será uma contribuição para evidenciar a necessidade de estudos relacionados à iluminação em escolas públicas, visando destacar a importância do conforto luminoso em salas de aula.
Keywords: Arquitetura
Escolas públicas
Educação integral
Iluminação
Sala de aula
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: RIBEIRO, Angêlica Dória. Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula. 2023. 118 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angêlica_Dória_Ribeiro.pdf28,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.