Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729
Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula
Autor(es): Ribeiro, Angêlica Dória
Data do documento: 18-Out-2023
Orientador: Guedes, Ítalo César Montalvão
Coorientador: Ribeiro, Pedro Vítor Sousa
Resumo: A implementação do Ensino Médio Integral em escolas públicas de Aracaju- SE aconteceu gradualmente nos últimos anos. Com isso, o aluno começou a passar mais tempo do seu dia na sala de aula, visto isto, a iluminação é um dos principais condicionantes ambientais que mais afeta os alunos. Sendo assim, com o decorrer do tempo, quando o ambiente apresenta más condições de iluminação podem ser gerados problemas visuais como a fadiga, prejudicando a percepção e assimilação dos alunos. É dentro desse contexto e da importância da escola para a sociedade que o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo avaliar as condições da iluminação em salas de aula de uma instituição de ensino da rede pública que adotou a modalidade Ensino Médio Integral, no município de Aracaju- SE. A pesquisa foi realizada por meio de análise quantitativa da iluminação natural e artificial, com medições in loco seguindo as recomendações da NBR 15215-4 e da NBR ISO/CIE 8995-1. Os resultados da pesquisa demonstraram que as salas de estudo não conseguiram alcançar os valores determinados pelas normas de desempenho. Por fim, este trabalho será uma contribuição para evidenciar a necessidade de estudos relacionados à iluminação em escolas públicas, visando destacar a importância do conforto luminoso em salas de aula.
Palavras-chave: Arquitetura
Escolas públicas
Educação integral
Iluminação
Sala de aula
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: RIBEIRO, Angêlica Dória. Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula. 2023. 118 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angêlica_Dória_Ribeiro.pdf28,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.