Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18852
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Sequência didática em língua inglesa: uma análise sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista |
Authors: | Duarte, Jamile Rocha Farias, Letícia Nascimento |
Issue Date: | Oct-2023 |
Resumo : | Este trabalho apresenta uma análise de uma sequência didática do livro Interchange Fourth Edition, autoria de Jack C. Richards, sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista. O objetivo é mostrar como essas correntes estão inseridas no ensino de língua inglesa, a partir de observações das atividades e como elas colaboram para o desenvolvimento da aprendizagem, buscando refletir sobre o uso dessas correntes linguísticas no ensino de uma nova língua. Destacamos que o estruturalismo compreende a língua em seus aspectos estruturais linguísticos. Em relação ao funcionalismo, é pautado pensando a língua na sua forma comunicativa, de maneira que aquele que fala possa expressar sua opinião e aquele que recebe possa captar a mensagem. Por fim, o gerativismo enfatiza a capacidade que todo o indivíduo tem de compreender e produzir, frases, palavras e sons que não foram pronunciadas nem ouvidas anteriormente, ressaltando a criatividade linguística inata que os seres humanos possuem. Para o presente estudo, adotamos a metodologia de revisão bibliográfica, apoiada em autores como Saussure, Chomsky, Neves, entre outros, a fim de sustentar e fundamentar o assunto abordado. Dessa forma, através desse estudo, concluímos a importância do livro didático no processo educacional, dando destaque na estrutura, aquisição e uso da linguagem no ensino de uma nova língua, neste trabalho, mais especificamente, a língua inglesa. |
Keywords: | Língua inglesa Teorias linguísticas Sequência didática |
ISSN: | 2236-2061 |
Is part of: | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 |
Language: | por |
Institution: | LINC/UFS |
Citation: | DUARTE, J. R.; FARIAS, L. N. Sequência didática em língua inglesa: uma análise sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 50-61. |
License: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ . |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18852 |
Appears in Collections: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SequenciaDidaticaTeoriasLinguisticas.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.