Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18852
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Sequência didática em língua inglesa: uma análise sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista
Autor(es): Duarte, Jamile Rocha
Farias, Letícia Nascimento
Data do documento: Out-2023
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de uma sequência didática do livro Interchange Fourth Edition, autoria de Jack C. Richards, sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista. O objetivo é mostrar como essas correntes estão inseridas no ensino de língua inglesa, a partir de observações das atividades e como elas colaboram para o desenvolvimento da aprendizagem, buscando refletir sobre o uso dessas correntes linguísticas no ensino de uma nova língua. Destacamos que o estruturalismo compreende a língua em seus aspectos estruturais linguísticos. Em relação ao funcionalismo, é pautado pensando a língua na sua forma comunicativa, de maneira que aquele que fala possa expressar sua opinião e aquele que recebe possa captar a mensagem. Por fim, o gerativismo enfatiza a capacidade que todo o indivíduo tem de compreender e produzir, frases, palavras e sons que não foram pronunciadas nem ouvidas anteriormente, ressaltando a criatividade linguística inata que os seres humanos possuem. Para o presente estudo, adotamos a metodologia de revisão bibliográfica, apoiada em autores como Saussure, Chomsky, Neves, entre outros, a fim de sustentar e fundamentar o assunto abordado. Dessa forma, através desse estudo, concluímos a importância do livro didático no processo educacional, dando destaque na estrutura, aquisição e uso da linguagem no ensino de uma nova língua, neste trabalho, mais especificamente, a língua inglesa.
Palavras-chave: Língua inglesa
Teorias linguísticas
Sequência didática
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: DUARTE, J. R.; FARIAS, L. N. Sequência didática em língua inglesa: uma análise sob a perspectiva das teorias linguísticas estruturalista, gerativista e funcionalista. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 50-61.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18852
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SequenciaDidaticaTeoriasLinguisticas.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.