Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18915| Document Type: | Trabalhos em Eventos |
| Title: | Princípios educacionais em Hugo Assmann: a "sensibilidade solidária" como enfrentamento à lógica da exclusão social |
| Other Titles: | Principios educativos en Hugo Assmann: la "sensibilidad solidaria" como confrontación a la lógica de la exclusión socia |
| Authors: | Silveira, Gefferson Silva da |
| Issue Date: | Sep-2022 |
| Resumo : | Este trabalho pretende problematizar alguns pressupostos da concepção educacional de Hugo Assmann. Assmann entende que é preciso romper com teorias lineares da pedagogia e da educação e buscar uma compreensão dos sistemas complexos e dinâmicos, onde a auto-organização juntamente com outros conceitos emergentes desempenham um papel importante no que tange ao âmbito educacional. A educação, nos moldes como Assmann a entende, tem um objetivo diverso daquela educação entendida como tradicional; precisa se apresentar como possibilidade para o despertar de uma sensibilidade comprometida com as questões sociais e humanas; precisa estar enraizada numa base ética que defenda e garanta a dignidade da vida humana. Não cabe à educação apenas atender às demandas do mercado de trabalho, como verificamos hoje pelas reformas educacionais propostas, sua principal tarefa é desenvolver competências e habilidades que assegurem a defesa da vida e a solidariedade entre os seres humanos. |
| Abstract: | Este trabajo pretende problematizar algunos supuestos de la concepción educativa de Hugo Assmann. Assmann entiende que es necesario romper con las teorías lineales de la pedagogía y la educación y buscar la comprensión de sistemas complejos y dinámicos, donde la autoorganización junto con otros conceptos emergentes juegan un papel importante en el campo educativo. La educación, como la entiende Assmann, tiene un objetivo diferente a la educación entendida como tradicional; necesita presentarse como una posibilidad para el despertar de una sensibilidad comprometida con las cuestiones sociales y humanas; necesita arraigarse en una base ética que defienda y garantice la dignidad de la vida humana. No le corresponde a la educación solo atender las demandas del mercado de trabajo, como lo podemos ver hoy por las reformas educativas propuestas, su tarea principal es desarrollar habilidades y destrezas que aseguren la defensa de la vida y la solidaridad entre los seres humanos. |
| Keywords: | Educação Solidariedade Hugo Assmann Educación Solidaridad |
| ISSN: | 1982-3657 |
| Is part of: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
| Language: | por |
| Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18915 |
| Appears in Collections: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PrincipiosEducacionaisHugoAssmann.pdf | 117,36 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
