Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18915
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Princípios educacionais em Hugo Assmann: a "sensibilidade solidária" como enfrentamento à lógica da exclusão social
Título(s) alternativo(s): Principios educativos en Hugo Assmann: la "sensibilidad solidaria" como confrontación a la lógica de la exclusión socia
Autor(es): Silveira, Gefferson Silva da
Data do documento: Set-2022
Resumo: Este trabalho pretende problematizar alguns pressupostos da concepção educacional de Hugo Assmann. Assmann entende que é preciso romper com teorias lineares da pedagogia e da educação e buscar uma compreensão dos sistemas complexos e dinâmicos, onde a auto-organização juntamente com outros conceitos emergentes desempenham um papel importante no que tange ao âmbito educacional. A educação, nos moldes como Assmann a entende, tem um objetivo diverso daquela educação entendida como tradicional; precisa se apresentar como possibilidade para o despertar de uma sensibilidade comprometida com as questões sociais e humanas; precisa estar enraizada numa base ética que defenda e garanta a dignidade da vida humana. Não cabe à educação apenas atender às demandas do mercado de trabalho, como verificamos hoje pelas reformas educacionais propostas, sua principal tarefa é desenvolver competências e habilidades que assegurem a defesa da vida e a solidariedade entre os seres humanos.
Abstract: Este trabajo pretende problematizar algunos supuestos de la concepción educativa de Hugo Assmann. Assmann entiende que es necesario romper con las teorías lineales de la pedagogía y la educación y buscar la comprensión de sistemas complejos y dinámicos, donde la autoorganización junto con otros conceptos emergentes juegan un papel importante en el campo educativo. La educación, como la entiende Assmann, tiene un objetivo diferente a la educación entendida como tradicional; necesita presentarse como una posibilidad para el despertar de una sensibilidad comprometida con las cuestiones sociales y humanas; necesita arraigarse en una base ética que defienda y garantice la dignidad de la vida humana. No le corresponde a la educación solo atender las demandas del mercado de trabajo, como lo podemos ver hoy por las reformas educativas propuestas, su tarea principal es desarrollar habilidades y destrezas que aseguren la defensa de la vida y la solidaridad entre los seres humanos.
Palavras-chave: Educação
Solidariedade
Hugo Assmann
Educación
Solidaridad
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18915
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrincipiosEducacionaisHugoAssmann.pdf117,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.