Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18916
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Saberes tradicionais indígenas: rupturas epistemológicas como resistência crítica e transformativa dos processos opressivos
Other Titles: Indigenous traditional knowledge: epistemological disruptions as critical and transformative resistance of oppressive process
Authors: Spencer, Maria Eduarda Valois
Issue Date: Sep-2022
Resumo : Diante das permanentes crises instauradas por um projeto neoliberal, deparamo-nos com cortes nas políticas sociais. A questão da desigualdade social amparada no genocídio das “minorias” se intensifica no atual governo e nesta pandemia, consolidando a necropolítica, a opressão. Ressurge, assim, a urgente necessidade de romper com o regime colonial-capitalístico orientador do regime educacional sustentado por epistemologias colonizadoras do ser e do saber. Diante disso, pretende-se resgatar os saberes tradicionais dos povos originários em sua tamanha diversidade étnica, cultural, ancestral como sabedoria popular para reorientar Projetos Políticos Pedagógicos mais sensíveis, críticos, reflexivos e sustentáveis, seguindo caminhos decoloniais e da filosofia em Abya Yala. Afinal, são esses povos e comunidades com cosmologias diversas e sistemas de aprendizagem orgânicos capazes de resistir aos anos de ataques institucionalizados. Nessa perspectiva, acredita-se numa Educação intercultural, decolonial, sustentável e libertadora, como potência para a transformação dos processos opressivos.
Abstract: Faced with the permanent crisis produced by the neoliberal project, we are confronted with cuts in social policies. The issue of social inequality supported by the “minorities” genocide is intensified in the current government and in this pandemic, consolidating necropolitics and oppression. Thus, there is an urgent need to stop the colonial-capitalist regimen that guides the educational system supported by the coloniality of being and knowledge epistemologies. In spit of, it is intended to rescue the traditional knowledge of the origin people in their ethnic, cultural, ancestral diversity as popular knowledge to reorient The Political Pedagogical Projects to become more sensitive, critical, reflective and sustainable, following by the decolonial paths and the philosophy in Abya Yala. After all, there are these people and communities, with diverse cosmologies and organic learning systems, that are able to withstand years of institutionalized attacks. By this perspective, we believe in an intercultural, decolonial, sustainable and libertarian education, as a power for the transformation of oppressive processes.
Keywords: Epistemologia decolonial
Abya Yala
Educação popular
Epistemic decoloniality
Popular education
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18916
Appears in Collections:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberesTradicionaisIndigenasRupturasEpistemologicas.pdf115,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.