Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18916
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Saberes tradicionais indígenas: rupturas epistemológicas como resistência crítica e transformativa dos processos opressivos
Título(s) alternativo(s): Indigenous traditional knowledge: epistemological disruptions as critical and transformative resistance of oppressive process
Autor(es): Spencer, Maria Eduarda Valois
Data do documento: Set-2022
Resumo: Diante das permanentes crises instauradas por um projeto neoliberal, deparamo-nos com cortes nas políticas sociais. A questão da desigualdade social amparada no genocídio das “minorias” se intensifica no atual governo e nesta pandemia, consolidando a necropolítica, a opressão. Ressurge, assim, a urgente necessidade de romper com o regime colonial-capitalístico orientador do regime educacional sustentado por epistemologias colonizadoras do ser e do saber. Diante disso, pretende-se resgatar os saberes tradicionais dos povos originários em sua tamanha diversidade étnica, cultural, ancestral como sabedoria popular para reorientar Projetos Políticos Pedagógicos mais sensíveis, críticos, reflexivos e sustentáveis, seguindo caminhos decoloniais e da filosofia em Abya Yala. Afinal, são esses povos e comunidades com cosmologias diversas e sistemas de aprendizagem orgânicos capazes de resistir aos anos de ataques institucionalizados. Nessa perspectiva, acredita-se numa Educação intercultural, decolonial, sustentável e libertadora, como potência para a transformação dos processos opressivos.
Abstract: Faced with the permanent crisis produced by the neoliberal project, we are confronted with cuts in social policies. The issue of social inequality supported by the “minorities” genocide is intensified in the current government and in this pandemic, consolidating necropolitics and oppression. Thus, there is an urgent need to stop the colonial-capitalist regimen that guides the educational system supported by the coloniality of being and knowledge epistemologies. In spit of, it is intended to rescue the traditional knowledge of the origin people in their ethnic, cultural, ancestral diversity as popular knowledge to reorient The Political Pedagogical Projects to become more sensitive, critical, reflective and sustainable, following by the decolonial paths and the philosophy in Abya Yala. After all, there are these people and communities, with diverse cosmologies and organic learning systems, that are able to withstand years of institutionalized attacks. By this perspective, we believe in an intercultural, decolonial, sustainable and libertarian education, as a power for the transformation of oppressive processes.
Palavras-chave: Epistemologia decolonial
Abya Yala
Educação popular
Epistemic decoloniality
Popular education
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18916
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesTradicionaisIndigenasRupturasEpistemologicas.pdf115,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.