Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18969
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Programa Pré-UNEAL: uma análise das perspectivas e desafios dos acadêmicos extensionistas da Universidade Estadual de Alagoas
Otros títulos : Pre-UNEAL Program: an analysis of the perspectives and challenges of extensionist academics at the Alagoas State University
Autor : Oliveira, Maria José Houly Almeida de
Fecha de publicación : sep-2022
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Extensão PRÉUNEAL para melhoria da formação acadêmica e profissional dos egressos da Universidade Estadual de Alagoas. A metodologia utilizada foi documental, como Relatórios, editais, materiais e dados estatísticos contidos no Banco de dados do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação (GEPE/UNEAL). Participaram deste estudo 13 alunos, sendo 7 bolsistas e 6 voluntários. Os resultados apontaram que Pré-UNEAL promoveu o contato entre os acadêmicos e os alunos da educação básica, a interação entre academia e sociedade, através de relações individuais, coletivas e metodologias inovadoras, possibilitando-lhes autonomia e protagonismo, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável, tornando-os mais comprometidos com sua atuação pessoal, social e profissional.
Resumen : This work aims to analyze the contributions of the PRE-UNEAL Extension Program for the improvement of the academic and professional training of the graduates of the State University of Alagoas. The documentary research method was used, such as reports, notices, materials and statistical data contained in the database of the Study and Research Group in Education (GEPE/UNEAL). Thirteen students participated in this study, seven scholarship students and six volunteers. The results showed that the Program Pre-UNEAL promoted contact among the academics and the students from the basic school; the interaction between academia and society, through individual and collective relationships; and, innovative methodologies, giving them autonomy and promoting leadership, as well as stimulating their continuing education as critical and responsible citizens, making them more committed to their personal, social and professional performance.
Palabras clave : Extensão universitária
Educação
Formação profissional
University extension
Education
Professional qualification
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18969
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ProgramaPreUNEAL-AnalisePerspectivas.pdf148,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.