Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18969
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Programa Pré-UNEAL: uma análise das perspectivas e desafios dos acadêmicos extensionistas da Universidade Estadual de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Pre-UNEAL Program: an analysis of the perspectives and challenges of extensionist academics at the Alagoas State University |
Autor(es): | Oliveira, Maria José Houly Almeida de |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Extensão PRÉUNEAL para melhoria da formação acadêmica e profissional dos egressos da Universidade Estadual de Alagoas. A metodologia utilizada foi documental, como Relatórios, editais, materiais e dados estatísticos contidos no Banco de dados do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação (GEPE/UNEAL). Participaram deste estudo 13 alunos, sendo 7 bolsistas e 6 voluntários. Os resultados apontaram que Pré-UNEAL promoveu o contato entre os acadêmicos e os alunos da educação básica, a interação entre academia e sociedade, através de relações individuais, coletivas e metodologias inovadoras, possibilitando-lhes autonomia e protagonismo, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável, tornando-os mais comprometidos com sua atuação pessoal, social e profissional. |
Abstract: | This work aims to analyze the contributions of the PRE-UNEAL Extension Program for the improvement of the academic and professional training of the graduates of the State University of Alagoas. The documentary research method was used, such as reports, notices, materials and statistical data contained in the database of the Study and Research Group in Education (GEPE/UNEAL). Thirteen students participated in this study, seven scholarship students and six volunteers. The results showed that the Program Pre-UNEAL promoted contact among the academics and the students from the basic school; the interaction between academia and society, through individual and collective relationships; and, innovative methodologies, giving them autonomy and promoting leadership, as well as stimulating their continuing education as critical and responsible citizens, making them more committed to their personal, social and professional performance. |
Palavras-chave: | Extensão universitária Educação Formação profissional University extension Education Professional qualification |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18969 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProgramaPreUNEAL-AnalisePerspectivas.pdf | 148,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.