Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18980
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | O que é o inglês em escolas públicas: eis a questão |
Otros títulos : | What is the english language in public schools: that’s the question |
Autor : | Bernardo, Aline Cajé |
Fecha de publicación : | sep-2022 |
Resumen: | Este artigo é resultante de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo foi compreender o que é o inglês ensinado em escolas públicas do ensino fundamental II, e que sentidos os docentes atribuem ao ensino da disciplina. Ela foi fundamentada na teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005), a qual busca compreender como o sujeito atribui sentido à sua experiência em sua relação com o mundo, consigo mesmo e com o outro. Outro referencial foi o conceito de pensamento do professor e de geração de saberes docentes, conforme formulado por Freeman (2016). Participaram da pesquisa 35 professores. Os resultados mostraram que o inglês ensinado pelos professores consiste, prioritariamente, na prática de leitura de pequenos textos escritos e na exposição de aspectos gramaticais da língua, a partir do suporte do livro didático. Quanto ao pensamento do professor, nossos professores encontram-se defasados em relação à geração atual - a terceira – devido às condições estruturais e efetivas de ensino. Grande parte dos professores sente-se desanimada e frustrada, pois eles não conseguem alcançar seus objetivos, devido às condições desfavoráveis de trabalho, tampouco ensinar de acordo com a concepção que têm da língua. |
Resumen : | This paper is the result of a doctoral research whose objective was to understand what is the English taught in public elementary schools, and what meanings teachers attribute to the teaching of the discipline. It was based on the theory of Relationship with Knowledge (CHARLOT, 2000; 2005), which seeks to understand how the subject attributes meaning to his experience in his relationship with the world, with himself and with the other. Another reference was the concept of teacher thinking and generation of teaching knowledge, as formulated by Freeman (2016). Thirty-five teachers participated in the research. The results showed that the English taught by the teachers consists, as a priority, in the practice of reading small written texts and in the teaching of grammatical aspects of the language, from the support of the textbook. As for the teacher's thinking, our teachers are out of date in relation to the current generation - the third one - due to the structural and effective conditions of teaching. Most teachers feel discouraged and frustrated, because they cannot achieve their goals due to unfavorable working conditions, nor teach according to their conception of language. |
Palabras clave : | Inglês Escola pública Relação com o saber English language Public schools Relationship with knowledge |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18980 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
QueEInglesEscolasPublicas.pdf | 147,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.