Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18980
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O que é o inglês em escolas públicas: eis a questão
Título(s) alternativo(s): What is the english language in public schools: that’s the question
Autor(es): Bernardo, Aline Cajé
Data do documento: Set-2022
Resumo: Este artigo é resultante de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo foi compreender o que é o inglês ensinado em escolas públicas do ensino fundamental II, e que sentidos os docentes atribuem ao ensino da disciplina. Ela foi fundamentada na teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005), a qual busca compreender como o sujeito atribui sentido à sua experiência em sua relação com o mundo, consigo mesmo e com o outro. Outro referencial foi o conceito de pensamento do professor e de geração de saberes docentes, conforme formulado por Freeman (2016). Participaram da pesquisa 35 professores. Os resultados mostraram que o inglês ensinado pelos professores consiste, prioritariamente, na prática de leitura de pequenos textos escritos e na exposição de aspectos gramaticais da língua, a partir do suporte do livro didático. Quanto ao pensamento do professor, nossos professores encontram-se defasados em relação à geração atual - a terceira – devido às condições estruturais e efetivas de ensino. Grande parte dos professores sente-se desanimada e frustrada, pois eles não conseguem alcançar seus objetivos, devido às condições desfavoráveis de trabalho, tampouco ensinar de acordo com a concepção que têm da língua.
Abstract: This paper is the result of a doctoral research whose objective was to understand what is the English taught in public elementary schools, and what meanings teachers attribute to the teaching of the discipline. It was based on the theory of Relationship with Knowledge (CHARLOT, 2000; 2005), which seeks to understand how the subject attributes meaning to his experience in his relationship with the world, with himself and with the other. Another reference was the concept of teacher thinking and generation of teaching knowledge, as formulated by Freeman (2016). Thirty-five teachers participated in the research. The results showed that the English taught by the teachers consists, as a priority, in the practice of reading small written texts and in the teaching of grammatical aspects of the language, from the support of the textbook. As for the teacher's thinking, our teachers are out of date in relation to the current generation - the third one - due to the structural and effective conditions of teaching. Most teachers feel discouraged and frustrated, because they cannot achieve their goals due to unfavorable working conditions, nor teach according to their conception of language.
Palavras-chave: Inglês
Escola pública
Relação com o saber
English language
Public schools
Relationship with knowledge
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18980
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QueEInglesEscolasPublicas.pdf147,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.