Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19052| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Sabão líquido reciclado: estratégia de ensino de química por meio de uma oficina de inovação social | 
| Autor(es): | Sousa, Crislaine Nascimento | 
| Data do documento: | 3-Out-2023 | 
| Orientador: | Santos, Marcelo Leite dos | 
| Resumo: | Apesar dos óleos de frituras serem um componente essencial na culinária brasileira, existem diversos custos ambientais ocasionados pelo seu descarte inadequado. Assim, é necessário o incentivo em relação ao descarte correto ou reciclagem deste elemento que pode ser reaproveitado de diversas maneiras, dentre elas com a produção de sabão líquido, sendo que essa estratégia faz dele uma matéria-prima com valor agregado, cuja utilização transforma-o em um produto rentável. A produção do sabão pode ser entendida como uma inovação social, através da possibilidade de satisfazer as demandas das comunidades de forma geral, contemplando três dimensões: social, ambiental e econômica. A partir deste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: é possível desenvolver um pensamento empreendedor, com soluções sustentáveis, por meio da inovação social em aula de Química?. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma estratégia de ensino a partir da temática de inovação social para aulas de Química. Para isso, foi aplicada uma oficina temática com 26 estudantes do 3° ano do Ensino Médio da rede pública de um colégio no município da rede agreste de Sergipe. Os resultados da aplicação da oficina foram divididos em quatro etapas: análise do questionário inicial e final; análise do brainstorming; análise dos projetos (Canvas da Proposta de Valor) elaborados pelos alunos e; impressões gerais sobre a aplicação da Oficina temática. Ao analisar os resultados foi perceptível o destaque dos alunos para se tornarem empreendedores sociais conscientes e movidos a resolução de problemas sociais e ambientais em suas comunidades. Portanto, foi possível através da oficina criada trabalhar a inovação social, desenvolvendo no aluno um pensamento empreendedor com soluções sustentáveis. | 
| Palavras-chave: | Ensino de química Resíduos Óleos vegetais Sabão líquido reciclado Inovação social  | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial | 
| Citação: | SOUSA, Crislaine Nascimento. Sabão líquido reciclado: estratégia de ensino de química por meio de uma oficina de inovação social. 2023. 95 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023. | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19052 | 
| Aparece nas coleções: | Química | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Crislaine_Nascimento_Sousa.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
        