Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1933
Tipo de Documento: Artigo
Título: Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinar reading of children and teenager literature
Autor(es): Gomes, Carlos Magno
Data do documento: Jun-2012
Abstract: Este artigo traz uma proposta de leitura interdisciplinar a partir da exploração da paródia como roteiro de leitura do texto infantojuvenil. Por sua dualidade, a paródia tanto dialoga com o passado cultural, quanto faz um autoquestionamento da forma como é narrada. Como exemplo, analisa-se a forma paródica como a mulher questiona o espaço patriarcal no conto A moça tecelã, de Marina Colasanti. Metodologicamente, propõe-se a formação crítica do leitor a partir de uma leitura híbrida dos elementos culturais, considerando os conceitos de paródia e ironia propostos por Umberto Eco e Linda Hutcheon._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents a proposal for interdisciplinary reading from the exploitation of parody as a guide to read the children and teenager text. Due to its duality, the parody both dialogues with the cultural past, as it does a self-questioning about the way how it is narrated. As example, it is analyzed the parodical form as the woman questions the patriarchal space in the short-story A moça tecelã, by Marina Colasanti. Methodologically, it is proposed the critical formation of the reader from a hybrid reading of cultural elements considering the concepts of parody and irony proposed by Umberto Eco and Linda Hutcheon.
Palavras-chave: Leitura
Paródia
Metanarratividade
Literatura infantojuvenil
Reading
Parody
Metanarrativity
Children and teenager literature
ISSN: 1983-4683
Instituição/Editora: Universidade Estadual de Maringá - UEM
Citação: GOMES, C. M. Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 34, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/9732>. Acesso em: 14 fev. 2017.
Licença: Creative Commons Attribution 3.0 License
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1933
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraInterdisciplinarInfantojuvenil.pdf546,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.