Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1933
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinar reading of children and teenager literature |
Autor(es): | Gomes, Carlos Magno |
Data do documento: | Jun-2012 |
Abstract: | Este artigo traz uma proposta de leitura interdisciplinar a partir da exploração da paródia como roteiro de leitura do texto infantojuvenil. Por sua dualidade, a paródia tanto dialoga com o passado cultural, quanto faz um autoquestionamento da forma como é narrada. Como exemplo, analisa-se a forma paródica como a mulher questiona o espaço patriarcal no conto A moça tecelã, de Marina Colasanti. Metodologicamente, propõe-se a formação crítica do leitor a partir de uma leitura híbrida dos elementos culturais, considerando os conceitos de paródia e ironia propostos por Umberto Eco e Linda Hutcheon._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents a proposal for interdisciplinary reading from the exploitation of parody as a guide to read the children and teenager text. Due to its duality, the parody both dialogues with the cultural past, as it does a self-questioning about the way how it is narrated. As example, it is analyzed the parodical form as the woman questions the patriarchal space in the short-story A moça tecelã, by Marina Colasanti. Methodologically, it is proposed the critical formation of the reader from a hybrid reading of cultural elements considering the concepts of parody and irony proposed by Umberto Eco and Linda Hutcheon. |
Palavras-chave: | Leitura Paródia Metanarratividade Literatura infantojuvenil Reading Parody Metanarrativity Children and teenager literature |
ISSN: | 1983-4683 |
Instituição/Editora: | Universidade Estadual de Maringá - UEM |
Citação: | GOMES, C. M. Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 34, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/9732>. Acesso em: 14 fev. 2017. |
Licença: | Creative Commons Attribution 3.0 License |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1933 |
Aparece nas coleções: | DELI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeituraInterdisciplinarInfantojuvenil.pdf | 546,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.