Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19551
Document Type: | Dissertação |
Title: | Uno metafórico: a gamificação como proposta para o ensino de metáforas na educação básica |
Authors: | Melo, Maria das Graças Albuquerque |
Issue Date: | 29-Feb-2024 |
Advisor: | Marengo, Sandro Marcio Drumond Alves |
Resumo : | O cenário atual da educação brasileira exige que professores ressignifiquem sua prática docente para conectar-se com o estudante contemporâneo, diante das transformações e mudanças de comportamento advindas do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo construir um produto educacional na forma de um jogo Eletrônico Educacional (JEE) que permita o engajamento do estudante no processo de construção do saber por meio das canções levá-los ao reconhecimento das expressões metafóricas e seus efeitos de sentido, com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. O ponto da partida foi o baixo desempenho dosestudantes em letramento em leitura, a problemática se acentua com o período do ensino remoto, proveniente do isolamento social imposto pela Covid 19, detectamos como sequela do período pandêmico, a falta de concentração e foco dos estudantes. As turmas selecionadas paratrabalhar com o produto foram as do nono ano do Ensino Fundamental II. O jogo criado, denominado Uno Metáfórico é uma gamificação do jogo de cartas Uno. O suporte teórico que fundamenta a construção do produto baseia-se em : início com o estudo da Linguística Cognitva para adentrar a concepção da Metáfora Conceptual); Sardinha (2007); Vereza (2013) fundamentados nos estudos de Lakoff e Johnson (1980) a metáfora na visão dos gramáticos: Cegalla (2005), Lima (2000), Becharra (2009), Castilho(2010), Bagno(2011); uma abordagem em Gênero do Discurso Bakthin(2003) em destaque o Gênero Canção; Metodologias Ativas na perspectiva de Bacich e Moran (2018) discorro sobre as contribuições da Neurociência , o ensino por gamificação e o professor da contemporaneidade. |
Abstract: | The current scenario of Brazilian education demands that teachers redefine their teaching practices to connect with contemporary students, facing the transformationsand changes in behavior resulting from the use of Information and Communication Technologies (ICTs). In this context, this work aims to construct an educational productin the form of an Educational Electronic Game (EEG) that allows student engagementin the knowledge construction process through songs to lead them to the recognition of metaphorical expressions and their effects of meaning, aiming to contribute to theteaching and learning process in Portuguese language classes. The starting point was thelow performance of students in literacy reading, a problem exacerbated by the period of remote learning due to the social isolation imposed by Covid-19. We detected as a sequel to the pandemic period, the lack of concentration and focus of students. The classes selected to work with the product were ninth grade of Middle School II. The created game, called Metaphorical Uno, is a gamification of the Uno card game. The theoretical support that underpins the construction of the product is based on: beginning with the study of Cognitive Linguistics to enter the conception of Conceptual Metaphor by Lakoff and Johnson (1980); metaphor from the perspective of grammarians: Cegalla (2005), Lima (2000), Becharra (2009), Castilho (2010), Bagno (2011); an approach to Discourse Genre by Bakthin (2003) highlighting the Song Genre; Active Methodologiesfrom the perspective of Bacich and Moran (2018) discussing the contributions of Neuroscience, teaching through gamification, and the contemporary teacher. |
Keywords: | Literatura brasileira Metáfora na literatura Análise do discurso Ensino de língua Metodologia ativa Gamificação Language teaching Metaphor Active methodology Gamification |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citation: | MELO, Maria das Graças Albuquerque. Uno metafórico: a gamificação como proposta para o ensino de metáforas na educação básica. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19551 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA_GRACAS_ALBUQUERQUE_MELO.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.