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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Uno metafórico: a gamificação como proposta para o ensino de metáforas na educação básica
Autor(es): Melo, Maria das Graças Albuquerque
Data do documento: 29-Fev-2024
Orientador: Marengo, Sandro Marcio Drumond Alves
Resumo: O cenário atual da educação brasileira exige que professores ressignifiquem sua prática docente para conectar-se com o estudante contemporâneo, diante das transformações e mudanças de comportamento advindas do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo construir um produto educacional na forma de um jogo Eletrônico Educacional (JEE) que permita o engajamento do estudante no processo de construção do saber por meio das canções levá-los ao reconhecimento das expressões metafóricas e seus efeitos de sentido, com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. O ponto da partida foi o baixo desempenho dosestudantes em letramento em leitura, a problemática se acentua com o período do ensino remoto, proveniente do isolamento social imposto pela Covid 19, detectamos como sequela do período pandêmico, a falta de concentração e foco dos estudantes. As turmas selecionadas paratrabalhar com o produto foram as do nono ano do Ensino Fundamental II. O jogo criado, denominado Uno Metáfórico é uma gamificação do jogo de cartas Uno. O suporte teórico que fundamenta a construção do produto baseia-se em : início com o estudo da Linguística Cognitva para adentrar a concepção da Metáfora Conceptual); Sardinha (2007); Vereza (2013) fundamentados nos estudos de Lakoff e Johnson (1980) a metáfora na visão dos gramáticos: Cegalla (2005), Lima (2000), Becharra (2009), Castilho(2010), Bagno(2011); uma abordagem em Gênero do Discurso Bakthin(2003) em destaque o Gênero Canção; Metodologias Ativas na perspectiva de Bacich e Moran (2018) discorro sobre as contribuições da Neurociência , o ensino por gamificação e o professor da contemporaneidade.
Abstract: The current scenario of Brazilian education demands that teachers redefine their teaching practices to connect with contemporary students, facing the transformationsand changes in behavior resulting from the use of Information and Communication Technologies (ICTs). In this context, this work aims to construct an educational productin the form of an Educational Electronic Game (EEG) that allows student engagementin the knowledge construction process through songs to lead them to the recognition of metaphorical expressions and their effects of meaning, aiming to contribute to theteaching and learning process in Portuguese language classes. The starting point was thelow performance of students in literacy reading, a problem exacerbated by the period of remote learning due to the social isolation imposed by Covid-19. We detected as a sequel to the pandemic period, the lack of concentration and focus of students. The classes selected to work with the product were ninth grade of Middle School II. The created game, called Metaphorical Uno, is a gamification of the Uno card game. The theoretical support that underpins the construction of the product is based on: beginning with the study of Cognitive Linguistics to enter the conception of Conceptual Metaphor by Lakoff and Johnson (1980); metaphor from the perspective of grammarians: Cegalla (2005), Lima (2000), Becharra (2009), Castilho (2010), Bagno (2011); an approach to Discourse Genre by Bakthin (2003) highlighting the Song Genre; Active Methodologiesfrom the perspective of Bacich and Moran (2018) discussing the contributions of Neuroscience, teaching through gamification, and the contemporary teacher.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Metáfora na literatura
Análise do discurso
Ensino de língua
Metodologia ativa
Gamificação
Language teaching
Metaphor
Active methodology
Gamification
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: MELO, Maria das Graças Albuquerque. Uno metafórico: a gamificação como proposta para o ensino de metáforas na educação básica. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19551
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