Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19614
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O uso de “matemágicas” no processo de ensino-aprendizagem
Autor : Santana, Paulo Sérgio Fontes
Fecha de publicación : 18-jun-2024
Director(a): Silva, Samuel Brito
Co-Director(a): Santos, Fábio Lima
Resumen: Esta dissertação apresenta uma coletânea de “matemágicas” que podem ser utilizadas em sala de aula, explorando suas potenciais contribuições para o processo de ensinoaprendizagem. O diferencial deste trabalho é que, além de fornecer o passo a passo de cada “matemágica”, apresenta também a explicação matemática formalizada de cada uma. Inclui-se, ainda, uma análise da aplicação de 3 dessas “matemágicas” em uma turma de ensino médio, trazendo a percepção dos discentes perante as mesmas. O público alvo deste trabalho são professores de Matemática da educação básica, visto que o mesmo visa fomentar o uso de truques matemáticos como aliado no ensino.
Resumen : This dissertation presents a collection of “mathemagics” that can be used in the classroom, exploring their potential contributions to the teaching process-learning. The difference of this work is that, in addition to providing step-by-step each “mathemagic” also presents the formalized mathematical explanation of each one. It also includes an analysis of the application of 3 of these “mathemagics” in a class of high school, bringing the students’ perception to them. The target audience of this work are basic education Mathematics teachers, as it aims to encourage the use of mathematical tricks as an ally in teaching
Palabras clave : Matemática (estudo e ensino)
Professores (formação)
Aprendizagem cognitiva
Educação básica
Indução (matemática)
Numeração
Números de Fibonacci
Matemágica
Ensino-aprendizagem
Professores de matemática
Mathematics
Teaching-learning
Mathematics teachers
Área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Mestrado Profissional em Matemática
Citación : SANTANA, Paulo Sérgio Fontes. O uso de “matemágicas” no processo de ensino-aprendizagem. 2024 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19614
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAULO_SERGIO_FONTES_SANTANA.pdf3,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.