Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19614
Document Type: Dissertação
Title: O uso de “matemágicas” no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Santana, Paulo Sérgio Fontes
Issue Date: 18-Jun-2024
Advisor: Silva, Samuel Brito
Co-advisor: Santos, Fábio Lima
Resumo : Esta dissertação apresenta uma coletânea de “matemágicas” que podem ser utilizadas em sala de aula, explorando suas potenciais contribuições para o processo de ensinoaprendizagem. O diferencial deste trabalho é que, além de fornecer o passo a passo de cada “matemágica”, apresenta também a explicação matemática formalizada de cada uma. Inclui-se, ainda, uma análise da aplicação de 3 dessas “matemágicas” em uma turma de ensino médio, trazendo a percepção dos discentes perante as mesmas. O público alvo deste trabalho são professores de Matemática da educação básica, visto que o mesmo visa fomentar o uso de truques matemáticos como aliado no ensino.
Abstract: This dissertation presents a collection of “mathemagics” that can be used in the classroom, exploring their potential contributions to the teaching process-learning. The difference of this work is that, in addition to providing step-by-step each “mathemagic” also presents the formalized mathematical explanation of each one. It also includes an analysis of the application of 3 of these “mathemagics” in a class of high school, bringing the students’ perception to them. The target audience of this work are basic education Mathematics teachers, as it aims to encourage the use of mathematical tricks as an ally in teaching
Keywords: Matemática (estudo e ensino)
Professores (formação)
Aprendizagem cognitiva
Educação básica
Indução (matemática)
Numeração
Números de Fibonacci
Matemágica
Ensino-aprendizagem
Professores de matemática
Mathematics
Teaching-learning
Mathematics teachers
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: SANTANA, Paulo Sérgio Fontes. O uso de “matemágicas” no processo de ensino-aprendizagem. 2024 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19614
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO_SERGIO_FONTES_SANTANA.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.