Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19629
Document Type: Dissertação
Title: Cinema negro e cinema negra: a luta por (auto)representação no campo cinematográfico nacional
Authors: Gonçalves, Kaludy Teles
Issue Date: 30-Oct-2023
Advisor: Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza
Resumo : O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do cinema negro/a nacional, evidenciando que o seu surgimento resulta de uma longa luta das pessoas negras em busca da (re)construção da própria identidade. Para tanto, mostraremos como a imagem do povo negro, reificada pelos europeus colonizadores, foi ratificada pelo cinema nacional por décadas e como as pessoas negras, em contraponto, foram abrindo espaço em busca de autorrepresentação. Apontaremos, também, como o surgimento de editais públicos com recorte racial, e de gênero, está sendo determinante para o fortalecimento do cinema negro/a nacional, permitindo o surgimento de novos roteiristas, atores, diretores, produtores e técnicos e a consequente construção de um novo discurso sobre os corpos negros, tendo as pessoas negras como protagonistas das próprias histórias. Conceitos como Campo, Habitus e Poder Simbólico, empregados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, serão os principais norteadores deste trabalho. O cinema negro/a nacional é, em verdade, mais um campo de batalha onde as pessoas negras lutam pela sua (re)humanização.
Abstract: The objective of this work is to present an overview of national black cinema, showing that its emergence is the result of a long struggle by black people in search of the reconstruction of their own image. To do so, we will show how the image of black people, reified by European colonizers, was ratified by national cinema for decades and how black people, in contrast, opened up space in search of self-representation. We will also point out how the emergence of public notices with a racial and gender focus is being decisive for the strengthening of national black cinema, allowing the emergence of new screenwriters, actors, directors, producers and technicians and the consequent construction of a new discourse on black bodies with black people as protagonists of their own stories. We will also talk about the importance of public notices for the strengthening of what I call Black Cinema, made from the perspective of black women as subjects who are not subject. The national black-black cinema is, in fact, an achievement of black people in search of their (re)humanization.
Keywords: Cinema brasileiro
Identidade de gênero no cinema
Negras e negros
Cinema negro (a)
Gênero e raça
Representação
Poder simbólico
Black cinema
Gender and race
Representation
Symbolic power
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citation: GONÇALVES, Kaludy Teles. Cinema negro e cinema negra: a luta por (auto)representação no campo cinematográfico nacional. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19629
Appears in Collections:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALUDY_TELES_GONCALVES.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.