Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19629
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Cinema negro e cinema negra: a luta por (auto)representação no campo cinematográfico nacional
Autor : Gonçalves, Kaludy Teles
Fecha de publicación : 30-oct-2023
Director(a): Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza
Resumen: O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do cinema negro/a nacional, evidenciando que o seu surgimento resulta de uma longa luta das pessoas negras em busca da (re)construção da própria identidade. Para tanto, mostraremos como a imagem do povo negro, reificada pelos europeus colonizadores, foi ratificada pelo cinema nacional por décadas e como as pessoas negras, em contraponto, foram abrindo espaço em busca de autorrepresentação. Apontaremos, também, como o surgimento de editais públicos com recorte racial, e de gênero, está sendo determinante para o fortalecimento do cinema negro/a nacional, permitindo o surgimento de novos roteiristas, atores, diretores, produtores e técnicos e a consequente construção de um novo discurso sobre os corpos negros, tendo as pessoas negras como protagonistas das próprias histórias. Conceitos como Campo, Habitus e Poder Simbólico, empregados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, serão os principais norteadores deste trabalho. O cinema negro/a nacional é, em verdade, mais um campo de batalha onde as pessoas negras lutam pela sua (re)humanização.
Resumen : The objective of this work is to present an overview of national black cinema, showing that its emergence is the result of a long struggle by black people in search of the reconstruction of their own image. To do so, we will show how the image of black people, reified by European colonizers, was ratified by national cinema for decades and how black people, in contrast, opened up space in search of self-representation. We will also point out how the emergence of public notices with a racial and gender focus is being decisive for the strengthening of national black cinema, allowing the emergence of new screenwriters, actors, directors, producers and technicians and the consequent construction of a new discourse on black bodies with black people as protagonists of their own stories. We will also talk about the importance of public notices for the strengthening of what I call Black Cinema, made from the perspective of black women as subjects who are not subject. The national black-black cinema is, in fact, an achievement of black people in search of their (re)humanization.
Palabras clave : Cinema brasileiro
Identidade de gênero no cinema
Negras e negros
Cinema negro (a)
Gênero e raça
Representação
Poder simbólico
Black cinema
Gender and race
Representation
Symbolic power
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citación : GONÇALVES, Kaludy Teles. Cinema negro e cinema negra: a luta por (auto)representação no campo cinematográfico nacional. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19629
Aparece en las colecciones: Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KALUDY_TELES_GONCALVES.pdf4,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.