Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19686
Document Type: | Dissertação |
Title: | Identidade negra positiva e ensino de História no Colégio Estadual Poeta José Sampaio de Carmópolis, Sergipe (2014-2022) |
Authors: | Carvalho, Maristela Sirqueira |
Issue Date: | 31-Aug-2023 |
Advisor: | Maynard, Andreza Santos Cruz |
Resumo : | O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do projeto “Consciência Negra” do Colégio Estadual Poeta José Sampaio no processo de construção identitária dos alunos do município de Carmópolis (SE) e perceber como o Ensino de História pode contribuir com o desenvolvimento de uma identidade negra positiva, transformando o aluno em protagonista de sua história. Utilizaremos neste trabalho a metodologia qualitativa através de leituras bibliográficas e do estudo de ações sociais individuais e grupais. As fontes a serem utilizadas nesta pesquisa serão os documentos da escola, tais como: ofícios, decretos, portarias e o uso de fotografias fornecidas pela coordenação da escola, das edições anteriores do projeto escolar. A pesquisa teve como base a articulação entre os conceitos acadêmicos e o saber docente, bem como a elaboração de um produto didático/pedagógico que é o manual didático para professores sobre como trabalhar os temas Racismo, Preconceito, Identidade positiva e Empoderamento da mulher negra. Sequências Didáticas (SD) possibilitam a integração do discente na discussão sobre identidade, pertencimento e ressignificação de sua cultura. |
Abstract: | The aim of this work is to demonstrate the importance of the "Black Consciousness" project at the Poeta José Sampaio State College in the process of building the identity of students in the municipality of Carmópolis (SE) and to understand how history teaching can contribute to the development of a positive black identity, transforming students into protagonists of their own history. In this work we will use qualitative methodology through bibliographical readings and the study of individual and group social actions. The sources to be used in this research will be the school's documents, such as: official letters, decrees, ordinances and the use of photographs provided by the school's coordinators from previous editions of the school project. The research was based on the articulation between academic concepts and teaching knowledge, as well as the development of a didactic/pedagogical product which is a teachers' manual on how to work with the themes of Racism, Prejudice, Positive Identity and Empowerment of Black Women. Didactic sequences (DS) make it possible to integrate students into discussions about identity, belonging and the re-signification of their culture. |
Keywords: | História (estudo e ensino) Didática Material didático Racismo Preconceitos Aprendizagem ativa Ensino de história Identidade negra Racismo na escola Empoderamento negro History teaching Black identity Racism in school Black empowerment |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citation: | CARVALHO, Maristela Sirqueira. Identidade negra positiva e ensino de História no Colégio Estadual Poeta José Sampaio de Carmópolis, Sergipe (2014-2022) . 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19686 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARISTELA_SIRQUEIRA_CARVALHO.pdf | 12,62 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.