Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19686
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Identidade negra positiva e ensino de História no Colégio Estadual Poeta José Sampaio de Carmópolis, Sergipe (2014-2022)
Autor(es): Carvalho, Maristela Sirqueira
Data do documento: 31-Ago-2023
Orientador: Maynard, Andreza Santos Cruz
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do projeto “Consciência Negra” do Colégio Estadual Poeta José Sampaio no processo de construção identitária dos alunos do município de Carmópolis (SE) e perceber como o Ensino de História pode contribuir com o desenvolvimento de uma identidade negra positiva, transformando o aluno em protagonista de sua história. Utilizaremos neste trabalho a metodologia qualitativa através de leituras bibliográficas e do estudo de ações sociais individuais e grupais. As fontes a serem utilizadas nesta pesquisa serão os documentos da escola, tais como: ofícios, decretos, portarias e o uso de fotografias fornecidas pela coordenação da escola, das edições anteriores do projeto escolar. A pesquisa teve como base a articulação entre os conceitos acadêmicos e o saber docente, bem como a elaboração de um produto didático/pedagógico que é o manual didático para professores sobre como trabalhar os temas Racismo, Preconceito, Identidade positiva e Empoderamento da mulher negra. Sequências Didáticas (SD) possibilitam a integração do discente na discussão sobre identidade, pertencimento e ressignificação de sua cultura.
Abstract: The aim of this work is to demonstrate the importance of the "Black Consciousness" project at the Poeta José Sampaio State College in the process of building the identity of students in the municipality of Carmópolis (SE) and to understand how history teaching can contribute to the development of a positive black identity, transforming students into protagonists of their own history. In this work we will use qualitative methodology through bibliographical readings and the study of individual and group social actions. The sources to be used in this research will be the school's documents, such as: official letters, decrees, ordinances and the use of photographs provided by the school's coordinators from previous editions of the school project. The research was based on the articulation between academic concepts and teaching knowledge, as well as the development of a didactic/pedagogical product which is a teachers' manual on how to work with the themes of Racism, Prejudice, Positive Identity and Empowerment of Black Women. Didactic sequences (DS) make it possible to integrate students into discussions about identity, belonging and the re-signification of their culture.
Palavras-chave: História (estudo e ensino)
Didática
Material didático
Racismo
Preconceitos
Aprendizagem ativa
Ensino de história
Identidade negra
Racismo na escola
Empoderamento negro
History teaching
Black identity
Racism in school
Black empowerment
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citação: CARVALHO, Maristela Sirqueira. Identidade negra positiva e ensino de História no Colégio Estadual Poeta José Sampaio de Carmópolis, Sergipe (2014-2022) . 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19686
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISTELA_SIRQUEIRA_CARVALHO.pdf12,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.