Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727
Document Type: Caderno pedagógico
Title: A sacola dos direitos humanos: módulo didático
Authors: Bairral, Fernanda Quaranta Lobão
Issue Date: 2023
Advisor: Freitag, Raquel Meister Ko
Resumo : O Módulo Didático foi pensado com a proposta de promover discussões conjuntas sobre os direitos e deveres, a partir do uso deliberado dos verbos auxiliares modalizadores. Os “verbosdedutivos” da lei em foco serão dever e poder. É justo e necessário que o discente tenha condições de pensar mais estrategicamente sobre seus próprios recursos de modalização. As aulas de Língua Portuguesa devem incentivar o movimento diacrônico da Ciência para a Paz, a partir da perspectiva modo-temporal da História Brasileira em Direitos Humanos: Passado → Presente → Futuros possíveis.
Keywords: Literatura brasileira
Língua portuguesa
Gramática comparada e geral
Ensino
Direitos humanos
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Cidadania
Papéis temáticos
Substantivos concretos e abstratos
Verbos auxiliares modalizadores
Funcionalismo
Is part of: A sacola dos direitos humanos: uma proposta de ensino produtivo de gramática a partir do ECA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA_QUARANTA_LOBAO_BAIRRAL-Cadernopedagogico.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.