Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | A sacola dos direitos humanos: módulo didático |
Authors: | Bairral, Fernanda Quaranta Lobão |
Issue Date: | 2023 |
Advisor: | Freitag, Raquel Meister Ko |
Resumo : | O Módulo Didático foi pensado com a proposta de promover discussões conjuntas sobre os direitos e deveres, a partir do uso deliberado dos verbos auxiliares modalizadores. Os “verbosdedutivos” da lei em foco serão dever e poder. É justo e necessário que o discente tenha condições de pensar mais estrategicamente sobre seus próprios recursos de modalização. As aulas de Língua Portuguesa devem incentivar o movimento diacrônico da Ciência para a Paz, a partir da perspectiva modo-temporal da História Brasileira em Direitos Humanos: Passado → Presente → Futuros possíveis. |
Keywords: | Literatura brasileira Língua portuguesa Gramática comparada e geral Ensino Direitos humanos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Cidadania Papéis temáticos Substantivos concretos e abstratos Verbos auxiliares modalizadores Funcionalismo |
Is part of: | A sacola dos direitos humanos: uma proposta de ensino produtivo de gramática a partir do ECA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19727 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA_QUARANTA_LOBAO_BAIRRAL-Cadernopedagogico.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.