Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19864
Document Type: | Monografia |
Title: | A timidez das meninas como resultado da violência docente |
Authors: | Oliveira, Carolaine da Silva |
Issue Date: | 3-Apr-2024 |
Advisor: | Accorsi, Fernanda Amorim |
Resumo : | A presente pesquisa de monografia teve como objetivo estudar sobre a timidez de meninas como efeito de violências de gênero ocasionadas por professoras/as. A timidez é compreendida como um traço de identidade que pode ser algo natural ou um modo de ser e agir impulsionado por vivências. A violência consiste em ações que afetam fisicamente, moralmente e psicologicamente um indivíduo. O silenciamento é um ato violento contra pessoas a fim de oprimir, calar suas vozes. Assim, quantos aos procedimentos metodológicos esse trabalho é caracterizado como pesquisa explicativa, onde a coleta de dados foi realizada a partir de estudos bibliográficos e investigação documental analítica, referindo-se ainda a uma pesquisa qualitativa, baseando-se em fonte secundária. Além disso, os sujeitos da pesquisa são meninas do ensino fundamental que estão iniciando a jornada escolar, estando propensas a presenciar situações de violências como também de serem vítimas, corroborando com o silenciar de suas vozes. Nessa conjuntura, os resultados alcançados nesta pesquisa demonstram que diante de uma sociedade construída a partir de uma conjuntura patriarcal/machista, incutiu nas ideias, vivências das pessoas, conceitos, imagens sobre a menina/mulher a fim de tentar colocá-las em lugares sociais fixos, as quais não devem fazer parte do mesmo sistema idealizado para meninos/homens. Desse modo, conclui-se que professores/as têm sua formação enquanto sujeito, baseada em vivências pessoais e culturais construídas ao longo da vida, conjuntamente influenciados e interpelados pela estrutura machista presente desde o passado na sociedade, incutindo em seu jeito de ser e agir. Diante disso, espera-se que os resultados deste trabalho comprovem, mesmo que parcialmente, a relação entre a timidez de garotas como sendo resultado de um silenciamento de gênero juntamente com ações negativas de docentes. |
Abstract: | The present monograph research aimed to study the shyness of girls as a result of gender-based violence caused by teachers. Shyness is understood as an identity trait that can be either natural or a way of being and acting driven by experiences. Violence consists of actions that physically, morally, and psychologically affect an individual. Silencing is a violent act against people in order to oppress and silence their voices. Thus, regarding the methodological procedures, this work is characterized as explanatory research, where data collection was carried out through bibliographic studies and analytical documentary research, also referring to qualitative research, based on secondary sources. Additionally, the research subjects are girls in elementary school who are beginning their educational journey, being prone to witnessing situations of violence as well as being victims themselves, contributing to the silencing of their voices. In this context, the results obtained in this research demonstrate that in a society built upon a patriarchal/misogynistic framework, ideas, experiences of people, concepts, and images about girls/women have been instilled in order to try to place them in fixed social roles, which they should not be part of within the same idealized system for boys/men. Thus, it is concluded that teachers undergo their formation as individuals, based on personal and cultural experiences built throughout life, jointly influenced and challenged by the misogynistic structure present since the past in society, instilling in their way of being and acting. Therefore, it is expected that the results of this work will prove, even partially, the relationship between girls' shyness as a result of gender silencing along with negative actions by teachers. |
Keywords: | Docente Gênero Silenciamento Violência de gênero Teacher Gender Silencing Shyness Violence |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citation: | OLIVEIRA, Carolaine da Silva. A timidez das meninas como resultado da violência docente. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19864 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carolaine_Silva_Oliveira.pdf | 303,85 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.