Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19864
Tipo de Documento: Monografia
Título: A timidez das meninas como resultado da violência docente
Autor(es): Oliveira, Carolaine da Silva
Data do documento: 3-Abr-2024
Orientador: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo: A presente pesquisa de monografia teve como objetivo estudar sobre a timidez de meninas como efeito de violências de gênero ocasionadas por professoras/as. A timidez é compreendida como um traço de identidade que pode ser algo natural ou um modo de ser e agir impulsionado por vivências. A violência consiste em ações que afetam fisicamente, moralmente e psicologicamente um indivíduo. O silenciamento é um ato violento contra pessoas a fim de oprimir, calar suas vozes. Assim, quantos aos procedimentos metodológicos esse trabalho é caracterizado como pesquisa explicativa, onde a coleta de dados foi realizada a partir de estudos bibliográficos e investigação documental analítica, referindo-se ainda a uma pesquisa qualitativa, baseando-se em fonte secundária. Além disso, os sujeitos da pesquisa são meninas do ensino fundamental que estão iniciando a jornada escolar, estando propensas a presenciar situações de violências como também de serem vítimas, corroborando com o silenciar de suas vozes. Nessa conjuntura, os resultados alcançados nesta pesquisa demonstram que diante de uma sociedade construída a partir de uma conjuntura patriarcal/machista, incutiu nas ideias, vivências das pessoas, conceitos, imagens sobre a menina/mulher a fim de tentar colocá-las em lugares sociais fixos, as quais não devem fazer parte do mesmo sistema idealizado para meninos/homens. Desse modo, conclui-se que professores/as têm sua formação enquanto sujeito, baseada em vivências pessoais e culturais construídas ao longo da vida, conjuntamente influenciados e interpelados pela estrutura machista presente desde o passado na sociedade, incutindo em seu jeito de ser e agir. Diante disso, espera-se que os resultados deste trabalho comprovem, mesmo que parcialmente, a relação entre a timidez de garotas como sendo resultado de um silenciamento de gênero juntamente com ações negativas de docentes.
Abstract: The present monograph research aimed to study the shyness of girls as a result of gender-based violence caused by teachers. Shyness is understood as an identity trait that can be either natural or a way of being and acting driven by experiences. Violence consists of actions that physically, morally, and psychologically affect an individual. Silencing is a violent act against people in order to oppress and silence their voices. Thus, regarding the methodological procedures, this work is characterized as explanatory research, where data collection was carried out through bibliographic studies and analytical documentary research, also referring to qualitative research, based on secondary sources. Additionally, the research subjects are girls in elementary school who are beginning their educational journey, being prone to witnessing situations of violence as well as being victims themselves, contributing to the silencing of their voices. In this context, the results obtained in this research demonstrate that in a society built upon a patriarchal/misogynistic framework, ideas, experiences of people, concepts, and images about girls/women have been instilled in order to try to place them in fixed social roles, which they should not be part of within the same idealized system for boys/men. Thus, it is concluded that teachers undergo their formation as individuals, based on personal and cultural experiences built throughout life, jointly influenced and challenged by the misogynistic structure present since the past in society, instilling in their way of being and acting. Therefore, it is expected that the results of this work will prove, even partially, the relationship between girls' shyness as a result of gender silencing along with negative actions by teachers.
Palavras-chave: Docente
Gênero
Silenciamento
Violência de gênero
Teacher
Gender
Silencing
Shyness
Violence
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: OLIVEIRA, Carolaine da Silva. A timidez das meninas como resultado da violência docente. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19864
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolaine_Silva_Oliveira.pdf303,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.