Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20147
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Contribuições da análise do trabalho docente à promoção da interculturalidade curricular
Título(s) alternativo(s): Contributions of teaching work analysis to the promotion of curricular interculturality
Autor(es): Oliveira, Murilo Rangel
Data do documento: 2023
Resumo: Este ensaio, de natureza qualitativa norteado por revisão bibliográfica, foi construído com a intenção de relacionar pontos de algumas teorias de pensadores da linha francófona, que se debruçam sobre a Análise do Trabalho Docente, com o objeto de pesquisa de um estudo que está sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste UFPE-CAA. Buscamos associar algumas das questões principais que compreendem os construtos da prática docente teorizados pelos autores estudados, como os movimentos insurgentes e gestos transgressores – adotados pelos professores - frente às prescrições verticais impostas, na criação e aplicação dos Currículos de forma real para o desenvolvimento educacional dos alunos, neste caso, considerando a interculturalidade.
Abstract: This essay, of a qualitative nature guided by a bibliographical review, was constructed with the intention of relating points from some theories of French-speaking thinkers, who focus on the Analysis of Teaching Work, with the research object of a study that is being developed at the Federal University of Pernambuco – Academic Center of Agreste UFPE-CAA. We seek to associate some of the main issues that comprise the constructs of teaching practice theorized by the authors studied, such as insurgent movements and transgressive gestures - adopted by teachers - in the face of imposed vertical prescriptions, in the creation and application of Curricula in a real way for the educational development of students. students, in this case, considering interculturality.
Palavras-chave: Trabalho docente
Práticas educativas
Interculturalidade
Teaching work
Educational practices
Interculturality
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20147
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesAnaliseTrabalhoDocenteInterculturalidadeCurricular.pdf232,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.