Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20147| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
| Título: | Contribuições da análise do trabalho docente à promoção da interculturalidade curricular |
| Título(s) alternativo(s): | Contributions of teaching work analysis to the promotion of curricular interculturality |
| Autor(es): | Oliveira, Murilo Rangel |
| Data do documento: | 2023 |
| Resumo: | Este ensaio, de natureza qualitativa norteado por revisão bibliográfica, foi construído com a intenção de relacionar pontos de algumas teorias de pensadores da linha francófona, que se debruçam sobre a Análise do Trabalho Docente, com o objeto de pesquisa de um estudo que está sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste UFPE-CAA. Buscamos associar algumas das questões principais que compreendem os construtos da prática docente teorizados pelos autores estudados, como os movimentos insurgentes e gestos transgressores – adotados pelos professores - frente às prescrições verticais impostas, na criação e aplicação dos Currículos de forma real para o desenvolvimento educacional dos alunos, neste caso, considerando a interculturalidade. |
| Abstract: | This essay, of a qualitative nature guided by a bibliographical review, was constructed with the intention of relating points from some theories of French-speaking thinkers, who focus on the Analysis of Teaching Work, with the research object of a study that is being developed at the Federal University of Pernambuco – Academic Center of Agreste UFPE-CAA. We seek to associate some of the main issues that comprise the constructs of teaching practice theorized by the authors studied, such as insurgent movements and transgressive gestures - adopted by teachers - in the face of imposed vertical prescriptions, in the creation and application of Curricula in a real way for the educational development of students. students, in this case, considering interculturality. |
| Palavras-chave: | Trabalho docente Práticas educativas Interculturalidade Teaching work Educational practices Interculturality |
| ISSN: | 1982-3657 |
| Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
| Idioma: | por |
| Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20147 |
| Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuicoesAnaliseTrabalhoDocenteInterculturalidadeCurricular.pdf | 232,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
