Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20172
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Os círculos de construção de paz como metodologia para a discussão das questões étnico-raciais na escola |
Otros títulos : | Peacebuilding circles as a methodology for discussing ethnic-racial issues at school |
Autor : | Melo, Lécia Nájla dos Santos |
Fecha de publicación : | 2023 |
Resumen: | Este artigo apresenta o resultado de estudos realizados no curso de Especialização em Justiça Restaurativa (JR) da Faculdade Madre Thaís (FMT) em Ilhéus-Bahia. Através de uma revisão bibliográfica procuramos responder a seguinte pergunta: De que maneira as questões étnico-raciais podem ser abordadas através dos Círculos de Construção de Paz em contexto escolar? Apresentamos a prática restaurativa do Círculo de Construção de Paz como uma metodologia potente para o tratamento das questões de desigualdade racial no ambiente escolar, considerando a enorme diversidade que este espaço apresenta e as violências que emanam do racismo em nossa sociedade. Percebemos ao longo desse estudo que a aplicação de Círculos de Construção de Paz no contexto escolar, com o trato das questões étnico-raciais constitui um exercício possível e urgente, o qual apresenta uma enorme contribuição para o reconhecimento identitário dos estudantes. |
Resumen : | This article presents the results of studies carried out in the Specialization Course in Restorative Justice (JR) at Faculdade Madre Thaís (FMT) in Ilhéus-Bahia. Through a bibliographic review, we tried to answer the following question: How can ethnic-racial issues be addressed through Peacebuilding Circles in a school context? We present the restorative practice of the Peace Building Circle as a powerful methodology for dealing with issues of racial inequality in the school environment, considering the enormous diversity that this space presents and the violence that emanates from racism in our society. We realized throughout this study that the application of Peacebuilding Circles in the school context, with the treatment of ethnic-racial issues, constitutes a possible and urgent exercise, which presents an enormous contribution to the students' identity recognition. |
Palabras clave : | Relações étnico-raciais Justiça restaurativa Círculos de construção de paz Ethnic-racial relations Restorative justice Peacebuilding circles |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20172 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CirculosConstrucaoPazQuestoesEtnicoRaciaisEscola.pdf | 279,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.