Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20172
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Os círculos de construção de paz como metodologia para a discussão das questões étnico-raciais na escola
Other Titles: Peacebuilding circles as a methodology for discussing ethnic-racial issues at school
Authors: Melo, Lécia Nájla dos Santos
Issue Date: 2023
Resumo : Este artigo apresenta o resultado de estudos realizados no curso de Especialização em Justiça Restaurativa (JR) da Faculdade Madre Thaís (FMT) em Ilhéus-Bahia. Através de uma revisão bibliográfica procuramos responder a seguinte pergunta: De que maneira as questões étnico-raciais podem ser abordadas através dos Círculos de Construção de Paz em contexto escolar? Apresentamos a prática restaurativa do Círculo de Construção de Paz como uma metodologia potente para o tratamento das questões de desigualdade racial no ambiente escolar, considerando a enorme diversidade que este espaço apresenta e as violências que emanam do racismo em nossa sociedade. Percebemos ao longo desse estudo que a aplicação de Círculos de Construção de Paz no contexto escolar, com o trato das questões étnico-raciais constitui um exercício possível e urgente, o qual apresenta uma enorme contribuição para o reconhecimento identitário dos estudantes.
Abstract: This article presents the results of studies carried out in the Specialization Course in Restorative Justice (JR) at Faculdade Madre Thaís (FMT) in Ilhéus-Bahia. Through a bibliographic review, we tried to answer the following question: How can ethnic-racial issues be addressed through Peacebuilding Circles in a school context? We present the restorative practice of the Peace Building Circle as a powerful methodology for dealing with issues of racial inequality in the school environment, considering the enormous diversity that this space presents and the violence that emanates from racism in our society. We realized throughout this study that the application of Peacebuilding Circles in the school context, with the treatment of ethnic-racial issues, constitutes a possible and urgent exercise, which presents an enormous contribution to the students' identity recognition.
Keywords: Relações étnico-raciais
Justiça restaurativa
Círculos de construção de paz
Ethnic-racial relations
Restorative justice
Peacebuilding circles
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20172
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CirculosConstrucaoPazQuestoesEtnicoRaciaisEscola.pdf279,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.