Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20315
Document Type: Monografia
Title: A arte como potência pedagógica : o Flamengo na música brasileira
Authors: Santos, Matheus Souza dos
Issue Date: 2023
Advisor: Zoboli, Fabio
Resumo : Este texto propôs uma aproximação entre esporte (Futebol/Flamengo) e arte (Música). Tal aproximação é feita com a intenção de deslocar o futebol do estatuto dos gestos técnicos e regras para o campo da arte através da música. O objetivo do escrito foi apresentar a música enquanto artefato cultural de arte como potência educativa. Para tal catalogamos e organizamos as músicas que tratam do Flamengo a partir de eixos temáticos a fim de didatizar as mesmas para tratar de temáticas relativas ao “extracampo do futebol” no contexto das aulas de Educação Física escolar. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo abordada sob o viés de um estudo exploratório. Conclui-se que a potência pedagógica da música em sua relação com o futebol está no modo, a partir de seus afectos e perceptos, permitindo uma exploração das condições da prática do futebol, abrindo novas possibilidades de experimentá-lo e novas maneiras de pensá-lo para além de seus usos e destinações sociais.
Keywords: Educação física
Ensino superior (UFS)
Arte
Música
Flamengo (Fotebol)
Ensino-aprendizagem
Esporte (fotebol)
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citation: Santos, Matheus Souza dos. A arte como potência pedagógica : o Flamengo na música brasileira. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20315
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus_Souza_Santos.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.