Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20349
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Conversa de aluno: uma prática que virou notícia
Other Titles: Caderno pedagógico - Conversa de aluno: uma prática que virou notícia
Authors: Marques, Josefa Caetano
Issue Date: 2024
Advisor: Silva, Leilane Ramos da
Resumo : Este caderno pedagógico foi produzido como parte das atividades que constituem o projeto de pesquisa intitulado "Escritonomia: uma proposta de escrita processual para os anos finais do ensino fundamental", desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Este material tem como objetivo promover o desenvolvimento da competência leitora e escritora de estudantes do Ensino Fundamental anos finais, através de atividades que priorizam a habilidade de produzir textos por etapas, em uma perspectiva de intervenção e mediação do professor, de modo que esse produto não termine na primeira versão, mas que seja uma construção em processo, como bem afirma Passarelli (2012) "o modo de entender a escrita é escrevendo, compartilhando com outros, escutando suas ideias, adicionando ou revisando alguns pontos a essa ideia e, gradativamente, aprendendo e incorporando as convenções gramaticais nos próprios textos." (PASSARELLI, 2001, p. 58). Para isso, esse material de apoio traz atividades direcionadas ao estudo do gênero notícia e as etapas de produção textual, proporcionando maior proximidade de interação entre o estudante e a escrita lúdica e paulatinamente.
Keywords: Ensino da escrita
Gênero notícia
Ludicidade
Competência leitora
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20349
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA_CAETANO_MARQUES-CadernoPedagogico.pdf5,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.