Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20353
Document Type: Dissertação
Title: Ensinar história a partir do local: integração de e-book como recurso pedagógico
Authors: Nascimento, Verônica Nogueira Andrade
Issue Date: 30-Aug-2024
Advisor: Oliveira, Itamar Freitas de
Resumo : Nesta dissertação, no âmbito do Profhistória, abordamos a história local, questionando se o ensino desta temática pode fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento dos estudantes ao relacionar suas experiências pessoais com a história do Assentamento 08 de Outubro, em Simão Dias, SE. Motivados pela necessidade de construir uma conexão mais profunda entre os alunos e os eventos históricos, conjecturamos que a criação e implementação de um e-book de memórias que explore as origens, motivações e impactos do assentamento, aliado a abordagens pedagógicas que valorizem a contextualização histórica e o protagonismo dos alunos, proporcionará uma experiência de ensino-aprendizagem mais significativa. Fazendo uso de fontes orais, e por meio de estratégias de análise qualitativa e metodologia da história oral, defendemos que a valorização das narrativas locais e a aplicação de intervenções pedagógicas participativas promovem o fortalecimento das identidades dos estudantes. Sob os conceitos de identidade, memória e história local, concluímos que o e-book é uma ferramenta didática valiosa, capaz de enriquecer o ensino de História e conectar diretamente os alunos ao passado e presente de sua comunidade.
Abstract: In this dissertation, within the scope of Profhistória, we address local history, questioning whether teaching this topic can strengthen students' identity and sense of belonging by relating their personal experiences with the history of the 08 de Outubro Settlement, in Simão Dias, SE. Motivated by the need to build a deeper connection between students and historical events, we conjecture that the creation and implementation of an e-book of memories that explores the origins, motivations and impacts of the settlement, combined with pedagogical approaches that value historical contextualization and the protagonism of students, will provide a more meaningful teaching-learning experience. Making use of oral sources, and through qualitative analysis strategies and oral history methodology, we argue that the valorization of local narratives and the application of participatory pedagogical interventions promote the strengthening of students' identities. Under the concepts of identity, memory and local history, we conclude that the e-book is a valuable teaching tool, capable of enriching History teaching and directly connecting students to the past and present of their community.
Keywords: História - Estudo e ensino
História local
Livros eletrônicos
Assentamentos humanos - Simão Dias (SE)
Ensino de história
Assentamento 08 de Outubro
History teaching
Local history
Settlement October 8th
E-book
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: NASCIMENTO, Verônica Nogueira Andrade. Ensinar história a partir do local: integração de e-book como recurso pedagógico. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20353
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERONICA_NOGUEIRA_ANDRADE_NASCIMENTO.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.