Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20660
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | O indizível da casa sertaneja ou uma poética dos espaços: um olhar transgressor sobre um patrimônio esquecido |
Autor : | Trindade, Mariana Santos da |
Fecha de publicación : | 31-ago-2022 |
Director(a): | Aguiar, Fernando José Ferreira |
Resumen: | O sertão brasileiro é historicamente esquecido, e não apenas isso, é também invisibilizado, segundo Albuquerque Jr (2011). Esse movimento presente nas atuações de políticas públicas, também é visto nas discussões a respeito da arquitetura, onde os espaços para as “casas de taipa” enquanto construções sertanejas é mínimo e quase inexistente, desde a formação da universidade que prioriza os conhecimentos eurocêntricos até a própria visão estereotipada de atraso e miséria cultural, social e política. Essas moradias que ainda preservam sua estrutura de taipa-de-mão ou adobe, cujos saberes, vivências, fazeres e conhecimentos são passado entre gerações, e compõem a arquitetura popular brasileira, que, de acordo com Weimer (2012, p. XXXVI) “de forma genérica, não faz parte do imaginário dos arquitetos”. Tais aspectos nos levam a refletir quantas vozes sertanejas são silenciadas por essa imagem construída erroneamente ou até mesmo tomadas para si mesmo como verdades. Isto posto, esse trabalho tem como objetivo analisar a casa sertaneja em seu sentido de local de memória cultural e de pertencimento do seu povo, através das vivências dos próprios sertanejos e nos estudos da fenomenologia da imaginação dos espaços, entendendo o espaço “como um instrumento de análise para a alma humana” (BACHELARD, 2005, p. 20). O presente estudo tem por ambiência de análise a cidade de Fátima-BA, sendo investigadas moradias localizadas na zona rural desse município, pertencente ao semiárido baiano, por meio de observações e narrativas de seus habitantes, entendidas como poéticas. A partir da visão da autora que também é sertaneja e as falas dos atores sociais envolvidos, a poética dessas moradias, tanto em aspectos arquitetônicos, culturais como também no sentimento de pertença desse povo a este local se constituem na trama e tessitura desse patrimônio esquecido, silenciado, mas que insiste na resistência por se constituir, para além da materialidade, em lugares de memórias. |
Resumen : | The Brazilian hinterland is historically forgotten, and not only that, it is also made
invisible, according to Albuquerque Jr (2011). This movement present in public policy
actions is also seen in discussions about architecture, where the spaces for "taipa
houses" as country buildings is minimal and almost non-existent, from the formation
of the university that prioritizes Eurocentric knowledge to the own stereotyped vision
of backwardness and cultural, social and political misery. These houses that still
preserve their mud-wall or adobe structure, whose knowledge, experiences,
practices and knowledge are passed on between generations, and make up Brazilian
popular architecture, which, according to Weimer (2012, p. XXXVI) “generically, it is
not part of the imagination of architects”. Such aspects lead us to reflect how many
country voices are silenced by this mistakenly constructed image or even taken for
themselves as truths. That said, this work aims to analyze the country house in its
sense of a place of cultural memory and belonging to its people, through the
experiences of the country people themselves and in the studies of the
phenomenology of the imagination of spaces, understanding space "as an instrument
of analysis for the human soul” (BACHELARD, 2005, p. 20). The present study has
as its analytical environment the city of Fátima-BA, investigating houses located in
the rural area of this municipality, belonging to the semiarid region of Bahia, through
observations and narratives of its inhabitants, understood as poetic. From the view of
the author, who is also a countrywoman and the speeches of the social actors
involved, the poetics of these houses, both in architectural and cultural aspects, as
well as in the feeling of belonging of these people to this place, constitute the plot
and fabric of this forgotten heritage, silenced, but that insists on resistance because it
constitutes itself, beyond materiality, in places of memories. El sertón brasileño es históricamente olvidado, y no apenas eso, es también invisibilizado, según Albuquerque Jr (2011). Ese movimiento presente en las actuaciones de las políticas públicas, también es visto en las discusiones a respeto de la arquitectura, donde los espacios para las “casas de tapial” mientras construcciones sertanejas es mínimo y casi inexistente, desde la formación de la universidad que prioriza los conocimientos eurocéntricos hasta la propria visión estereotipada del atraso y miseria cultural, social y política. Esas viviendas que aún preservan su estructura de tapial-de-mano u adobe, cuyos saberes, vivencias, haceres y conocimientos son pasados entre generaciones, y componen la arquitectura popular brasileña, que, de acuerdo con Weimer (2012, p. XXXVI) “de forma genérica, não faz parte do imaginário dos arquitetos”. Tales aspectos nos llevan a reflexionar cuantas voces sertanejas son silenciadas por esa imagen construida equivocadamente o hasta mismo trae para si mismo como verdades. Dicho esto, ese trabajo tiene como objetivo analizar la casa sertaneja en su sentido de local de memoria cultural y de pertenencia de sus pueblos, a través de las vivencias de los proprios sertanejos y en los estudios de la fenomenología de la imaginación de los espacios, entendiendo el espacio “como um instrumento de análise para a alma humana” (BACHELARD, 2005, p. 20). El presente estudio tiene por ambiente de análisis la ciudad de Fátima-BA, siendo investigadas viviendas ubicadas en la zona rural de ese municipio, que pertenece al semiárido de Bahía, mediante observaciones y narrativas de sus habitantes, entendidas como poéticas. A partir de la visión de la autora que también es sertaneja y las hablas de los actores sociales envueltos, la poética de esas viviendas, tanto en los aspectos arquitectónicos, culturales como también en el sentimiento de pertenencia de ese pueblo a este local se constituyen en la trama y tesitura de ese patrimonio olvidado, silenciado, pero que insiste en la resistencia por constituirse, para allá de la materialidad, en lugares de memorias. |
Palabras clave : | Cultura popular Memória coletiva Arquitetura e sociedade Patrimônio cultural Sertanejos (habitação) Casas sertanejas Memória cultural Pertencimento Patrimônio esquecido Poética dos espaços Countryside houses Cultural memory Belonging Forgotten heritage Poetics of spaces Pertenencia Patrimonio olvidado Poética de los espacios |
Área CNPQ: | OUTROS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citación : | TRINDADE, Mariana Santos da. O indizível da casa sertaneja ou uma poética dos espaços: um olhar transgressor sobre um patrimônio esquecido. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20660 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Culturas Populares |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANA_SANTOS_TRINDADE.pdf | 77,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.