Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20693
Document Type: Monografia
Title: Escola Andorinha: neuroarquitetura e inclusão
Authors: Santos Junior, Gilberto dos
Issue Date: 25-Oct-2024
Advisor: Cavalcante, Marília Moreira
Resumo : O presente trabalho foi concebido com o objetivo de desenvolver um anteprojeto de um centro educacional infantil de ensino regular em Aracaju/SE, utilizando conceitos da neuroarquitetura para desenvolver um espaço escolar inclusivo para criança com o TEA. Dessa forma se fez necessário entender as características e necessidades dos indivíduos com o transtorno do espectro autista, a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento e inclusão desse público, além de compreender os conceitos e diretrízes da neuroarquitetura para aplicá-los na proposta. A metodologia buscou alcançar os objetivos através de pesquisa bibliográficas para embasamento teórico, selecão de projetos correlatos para análise do processo projetual e pesquisa do local de implantação para viabilizar o desenvolvimento da proposta. O trabalho pretende utilizar a neuroarquitetura através da estimulação sensorial efetiva como meio para desenvolver um espaço escolar de qualidade que acolha e auxilie o aprendizado de todos os alunos, sobretudo os autistas.
Keywords: Arquitetura
Escolas
Autistas
Inclusão escolar
Neurologia
Educação infantil
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: SANTOS JUNIOR, Gilberto dos. Escola Andorinha: neuroarquitetura e inclusão. 2024. 86 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20693
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilberto_Santos_Junior.pdf12,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.